[SiEmpresarial] – Envio de arquivos fiscais pelo sistema

Mostraremos nesse post o passo a passo para realizar o envio de arquivos fiscais de notas emitidas por e-mail direto pelo sistema

Veja como agendar o envio automático dos arquivos fiscais: [Painel da F5] Agendamento de envio de arquivos fiscais

Vá até “Rotinas Diversas > Enviar XML > NFe/Danfe – PDF/XML – Arquivos Locais

Selecione a Empresa, o período desejado nos filtros de data e clique na lupa para pesquisar.


Ao listar, o sistema irá alertar se estiver faltando algum arquivo PDF/XML deixando as linhas das colunas ARQUIVO XML e/ou ARQUIVO PDF em vermelho.


Caso estiver faltando um ou mais arquivos faça o download antes de realizar o envio clicando no botão Baixar Arquivos Faltantes



Após se certificar de que não há nenhum arquivo faltante clique no botão Enviar PDF/XML



Preencha o E-mail do destinatário (caso necessário poderá adicionar até dois e-mails de cópia) e clique em Enviar

Adicionar boletos gerados no e-mail da NF-e

É possível anexar as informações do boleto automaticamente ao enviar uma NF-e por e-mail no sistema.

Após emitir o boleto e transmitir a NF-e, abra a NF-e e clique em “NF-e > Enviar Email XML/PDF”



O sistema vai verificar automaticamente se há boletos gerados nos lançamentos vinculados a nota fiscal, se caso houver vai aparecer a seguinte mensagem:


Após clicar em sim será anexado no corpo do e-mail as informações referente ao(s) boleto(s): Vencimento, Parcelas, Valor, Linha Digitável e o link para baixar o arquivo pdf


[SiEmpresarial, SiOfi, SiEventos] – Personalizar o assunto do e-mail da tela de NF-e

É possível padronizar/personalizar o assunto do e-mail enviado na tela de NF-e. O procedimento é feito na tela de Parâmetros do Sistema. Veja o passo a passo a seguir:

Vá até Configurações > Parâmetros do Sistema e navegue até a aba NFe / NFSe. O assunto será personalizado no campo Assunto Email NFe




É possível incluir no assunto do e-mail as informações: Número da nota fiscal, data de saída e o nome do destinatário usando as seguintes Tags: #NUMERONOTAFISCAL, #DATASAIDA e #DESTINATARIO.
No exemplo a baixo vou criar o assunto: PDF/XML NF-e #NUMERONOTAFISCAL#DATASAIDA – #DESTINATARIO


Ao usar a função de envio de e-mail da tela de NFe (NF-e > Enviar E-mail XML/PDF) o assunto será preenchido conforme pré-definido


[SiEmpresarial] – Formas de recebimento no faturamento do Pedido de Venda

Veremos nesse post como gerar várias formas de recebimento de um pedido de venda

O procedimento será feito na tela de faturar o pedido de venda

No campo Valor temos o total do pedido que é R$ 300,00 nesse exemplo



Vamos gerar 2 parcelas de 150,00 com formas diferentes de recebimento. Para isso vamos selecionar o Plano, Cobrança, Forma, editar o campo Valor colocando 150,00 e apertar a tecla Enter



Repare que ao apertar Enter será expandida a tela onde será listada as parcelas que serão adicionadas.


Clique no botão Adicionar para incluir a parcela. No campo Valor ainda terá o saldo restante onde você poderá repetir o processo adicionando outra forma de recebimento.


Vamos adicionar mais uma parcela de 150,00 para zerar o saldo. Agora o botão Ok está habilitado para finalizar o faturamento



Esse procedimento também é valido ao descontar um vale crédito. Basta clicar no botão Vale. Se o valor do vale for menor que o total do pedido será adicionada uma parcela referente ao vale e para o restante do saldo basta repetir o processo feito acima.

Veja mais > Como fazer um Pedido de Venda

[SiEmpresarial] – Desconto de Vale Crédito no Contas a Receber

É possível descontar um vale crédito direto em um lançamento de contas a receber. O procedimento é simples, veja a seguir o passo a passo:


Vá até o menu Vendas > Vale Desconto / Crédito, abra o vale crédito, clique no botão Utilizar e em seguida clique em Cta.Receber







Informe o valor que deseja usar e clique em Ok


Na tela que abrir selecione o(s) lançamento(s) do Contas a Receber que deseja descontar o valor do vale crédito (caso necessário poderá usar o botão Somente Atrasadas para listar as parcelas referentes) e clique em Confirmar


Caso não seja usado o valor total do haver o mesmo ficará com o saldo disponível para usar em outra ocasião

No lançamento em que foi descontado o valor do haver ficará registrado o histórico na aba Créditos/Débitos e o valor entrará no campo Desconto da aba Geral, dessa forma subtraindo do total ou até mesmo quitando o lançamento caso o valor do haver seja maior ou igual ao valor do lançamento



[SiEmpresarial] Emissão de NF-e com intermediário

Mostraremos como emitir uma NF-e com intermediário para empresas que utilizam plataformas de terceiros para vendas online.

O procedimento é bem simples. É feito no módulo de emissão de nota pela aba NFe onde foi adicionado um novo campo “intermed“. Nele será definida a operação e também será adicionado o CNPJ do Intermediário e o Identificador.

Veja com mais detalhes no vídeo abaixo:

[SiEmpresarial] Cálculo do DIFAL

Mostraremos nesse post os procedimentos necessários para que você possa calcular o valor do DIFAL e gerar o arquivo xml da guia GNRE

Importante cadastrar os NCMs com base diferenciada pela tela Cadastros Gerais > Cidades e Estados > Estados Alíquotas/Difal. Veja no vídeo abaixo o procedimento:



Importante: Revise as alíquotas dos estados para adequar a legislação da empresa. Caso seja necessário alterar basta dar um duplo clique no campo da alíquota e editar



Veja no vídeo abaixo como calcular o valor do DIFAL, gerar contas a pagar e gerar o xml da guia GNRE

[SiEmpresarial] SubStatus da tela Controle Produção de Pedidos

A tela de Controle de Produção ganha um novo filtro afim de melhorar ainda mais o controle de produção. Vamos mostrar nesse post como cadastrar e usar o SubStatus da tela de Controle de Produção de Pedidos.

Atenção: O SubStatus da tela de produção não tem relação com o SubStatus da tela de Pedido de Venda. O SubStatus do pedido de venda não é o controle individual da produção dos produtos e sim de todo o pedido.

Para cadastrar o SubStatus vá até Cadastros Gerais > Produção > Sub Status Produção. Defina os campos Código, Descrição e clique em Salvar. Crie quantas etapas forem necessárias.

Como atribuir o SubStatus na tela de Controle de Produção de Pedido: Para atribuir individualmente o SubStatus use os filtros da tela para localizar, dê 2 cliques na linha desejada e selecione em SubStatus. É possível também fazer a alteração em lote do SubStatus. Após filtrar selecione as linhas individualmente ou use o botão para selecionar todas, clique na seta ao lado do botão Edição, clique em Alterar SubStatus Produção e selecione o SubStatus desejado.

Usando essa função você terá um controle mais detalhado filtrando por etapas com o Filtro SubStatus na tela de Controle de Pedidos.

Para ver em detalhes os procedimentos assista o vídeo abaixo:



[SiEmpresarial] Controle de Pedidos de Compra

Se tratando de Pedidos de compra, o sistema fornece o controle de todas as etapas. Desde a solicitação, controle de solicitação até gerar e aprovar o Pedido. Isso tudo para que o sistema se adeque as suas regras de negócio.
Vamos ver o passo a passo de todas essas etapas.

A primeira Etapa que veremos é a tela de Solicitações (Compras > Solicitações). Através dessa tela o colaborador em seu setor específico poderá solicitar a compra de determinados produtos, seja do setor de vendas, almoxarifado, produção, etc.

Após clicar em “Novo” automaticamente será preenchido os campos com a data, empresa e o Solicitante (usuário).



Para incluir os produtos clique em Incluir +, na tela que abrir busque pelo produto desejado, coloque a quantidade necessária, preencha o campo Observação caso tenha necessidade e clique em Incluir. Repita o processo adicionando todos os produtos que deseja.



Após adicionar os produtos , se houver algum pedido que originou essa solicitação complete o campo Pedido/OS com o número do pedido e clique em salvar.



A segunda etapa é Controle de Solicitações (Compras > Controle de Solicitações). É por essa tela que o colaborador responsável irá filtrar os produtos que será gerado Pedido de Venda.

Há filtros para buscar as solicitações; Solicitante, Data Inicio / Data Fim, Ordenar e Em Aberto. Use os filtros de acordo com a necessidade e clique na lupa para pesquisar.


Temos as principais funções:

Gerar Pedido
Basta selecionar as Solicitações desejadas e clicar no botão para gerar um pedido de compra



Cancelar
Caso Não seja aprovado, selecione as solicitações e use o botão cancelar. Após cancelar a solicitação não será mais listada



Unificar
Essa função poderá ser usada para unificar produtos iguais em uma única solicitação. Vejamos no exemplo abaixo a unificação do PRODUTO Y


Após unificar o PRODUTO Y criou-se uma única solicitação com a soma total das que foram unificadas



Marcar
Use a função Marcar Caso já tenha algum pedido com o produto solicitado. Após selecionar o produto e clicar em Marcar o sistema solicitará o número do pedido de compra em que o item se encontra



A terceira etapa do controle é a tela Aprovar Pedido de Compra onde o responsável irá analisar o pedido e Aprovar ou Não Aprovar.
Caso for usar essa funcionalidade verifiquei nos parâmetros do sistema se ela está marcada (Parâmetros do sistema > Compras > Exige Aprovação Manual ao Confirmar).



Vá até Compras > Aprovar Pedido de Compra. É bem simples a utilização dessa tela. Na grid será listado os pedidos de compra que ainda não foram aprovados. Clicando 2 vezes sobre o pedido o mesmo será aberto caso tenha necessidade de ver mais detalhes. As principais funções da tela são: Aprovar e Não Aprovar.

Uma vez selecionado o pedido basta usar os botões mencionados para que o pedido seja aprovado ou não.

O responsável poderá acompanhar se o pedido de venda foi ou não foi aprovado na tela de Pedido de Compra em Aprovação



Para finalizar veremos a tela de Sugestão de Compra por Encomenda (Compras > Compras por Encomenda). Por essa tela será possível gerar solicitações de compras através de Pedidos de Vendas com o Status Confirmado. Utilize os filtros de acordo com a necessidade; Por produto, Cliente, Pedidos, etc. e clique em Pesquisar.

Será listado os produtos dos pedidos de venda Confirmados. Você poderá se guiar através das colunas da grid para identificar o Cliente, Produto e o número do Pedido de Venda para gerar o Pedido de Compra. Após selecionar clique em Gerar Pedido

Após feito, será criado um Pedido de Compra do tipo ENCOMENDA

Veja: Sugestão de Compra, Tela de Pedido de Compra

[SiEventos] Movimentação do Estoque

No SiEventos é possível ter o controle total da movimentação do estoque acompanhando todas as etapas. Veremos como fazer esse controle nesse post.

É importante que os participantes estejam com a numeração do álbum preenchida pois ajuda na separação. Para preencher abra o participante no evento e complete o campo Núm. Album na aba Identificação.



Abra o módulo de movimentação de estoque: Vá até Estoque > Albuns > Movimentação do Estoque
Faça a busca nos Filtros da Pesquisa pelo Evento. Caso queira filtrar um participante em específico digite o nome no campo Busca



Após filtrar pelo evento, na grid listará os participantes onde poderá verificar pelas colunas que ainda não há nenhum registro de Produção, Entrada, Saída, etc.



A primeira etapa é enviarmos os álbuns para produção. Selecione os participantes marcando a primeira coluna [x] ou use o botão na parte inferior esquerda para selecionar todos. Em Dados da Movimentação selecione a Operação 1 – ENVIO PARA PRODUÇÃO, complete o campo Data Operação e clique em Confirmar



Após clicar em confirmar será aberta uma janela com o resumo de todos os formandos selecionados. Os campos da coluna FOTO são editáveis, caso tenha necessidade. Em seguida clique em Confirmar. Será aberto um relatório com um resumo.



Ao voltar na tela de Movimentação do Estoque, repare que a coluna DT PRODUÇÃO foi preenchida.



Após produzido, a próxima etapa será a entrada no estoque que é feita nessa mesma tela. É o igual ao processo anterior somente mudando o status da Operação em Dados da Movimentação para 2 – ENTRADA NO ESTOQUE.



Após confirmar abrirá uma tela com o resumo onde os campos com as quantidades também podem ser editados caso necessário. Para facilitar existe uma flag em cima das colunas onde uma vez selecionada ela preenche com 1 undiade. Em Custos Unitários preencha os valores da Foto (obrigatório) e demais itens caso tenha. Preencha o campo Localização onde será estocado e clique em Confirmar.

Após confirmar será dada a entrada no estoque e abrirá um relatório com o resumo.


No evento na aba Participantes na coluna Album Sts você poderá acompanhar a etapa em que a movimentação se encontra (Em produção, Produzido, em MS, Vendido, Devolvido, etc.)


Clique aqui e veja o post de como fazer MS (Movimento de Saída)