[SiEmpresarial, SiOfi] Tabela de preço por quantidade

Veremos nesse post como criar tabela de preço por quantidade.


Pré-requisito: para que a tabela de preço funcione, nos parâmetros do sistema deverá estar marcada a opção “Vendedor Não pode alterar preço de tabela” (Configurações > Parâmetros do Sistema > aba Vendas).

A tabela de preço funciona apenas na tela de PDV (Clique Aqui e veja como usar o PDV)

Para criar a tabela abra o cadastro do produto e vá até a aba Condições



Clique no botão Tabela de preço por quantidade



Nessa tela você deverá definir as quantidades e valores. Para facilitar, o sistema já traz um padrão, ao clicar em “Padrão 1” serão inseridas as tabelas iguais da imagem, apenas preencha o VLR TABELA. Caso queira fazer manualmente, clique no botão “+” e digite a quantidade e o valor de tabela que deseja.



Inclua quantas tabelas forem necessárias e verifique se será atualizado em todas as Empresas cadastradas no sistema.



Ao clicar no botão Atualizar o sistema irá mostrar na coluna MARKUP o cálculo baseado no valor de custo do produto (Vlr Ultimo Custo)



Atenção: Caso o produto não tenha tabela por quantidade, por padrão serão usadas as tabelas A, B, C e Promoção de acordo com a configuração feita no sistema. Ao incluir um item no PDV, serão puxados os valores de tabela por quantidade quando a quantidade total do item atingir uma das definições.

[SiEmpresarial, SiOfi] Controle do Valor de Cotação e Conversão de Moeda no Pedido de Compra

Mostraremos nesse post como fazer o controle do valor de cotação e a conversão de moeda no Pedido de Compra (Compras > Pedido de Compras) para as empresas que trabalham com importação.

O primeiro passo é definir o valor da moeda no campo Índice. Ele é o valor que vai multiplicar, vamos usar no nosso exemplo o Dólar valendo R$ 5,15.



Definido o valor da moeda, podemos começar a incluir os itens no Pedido de Compra. Ao incluir o item e definir a quantidade, vamos colocar no campo Vlr p/ índice o preço pago na moeda da cotação (no nosso exemplo o Dólar). Repare que ao definir o valor para índice o sistema irá calcular/converter automaticamente o valor para Real (R$) de acordo com o Índice que preenchemos e mostrar no campo Vlr Unir (R$).



Após incluir todos os produtos teremos no Pedido de Compra o valor total em Real (R$) e também teremos definido no produto o valor unitário na moeda cotada (no nosso exemplo o Dólar)



No intervalo de tempo da negociação com o fornecedor é comum que a moeda cotada tenha flutuações e é necessário manter o valor atualizado no Pedido de Compra. O procedimento é simples, basta alterar o campo Índice e clicar no botão atualizar que o sistema irá recalcular o valor unitário e o valor total.



Outra possibilidade é de alteração do valor do produto na moeda cotada, nesse caso para atualizar o valor basta dar 2 cliques no produto e alterar o campo Vlr p/ índice que o sistema irá recalcular o valor unitário e o valor total do pedido de compra.


Clique aqui e veja o Post de como montar um Pedido de Compra

[SiEmpresarial] – Envio de arquivos fiscais pelo sistema

Mostraremos nesse post o passo a passo para realizar o envio de arquivos fiscais de notas emitidas por e-mail direto pelo sistema

Veja como agendar o envio automático dos arquivos fiscais: [Painel da F5] Agendamento de envio de arquivos fiscais

Vá até “Rotinas Diversas > Enviar XML > NFe/Danfe – PDF/XML – Arquivos Locais

Selecione a Empresa, o período desejado nos filtros de data e clique na lupa para pesquisar.


Ao listar, o sistema irá alertar se estiver faltando algum arquivo PDF/XML deixando as linhas das colunas ARQUIVO XML e/ou ARQUIVO PDF em vermelho.


Caso estiver faltando um ou mais arquivos faça o download antes de realizar o envio clicando no botão Baixar Arquivos Faltantes



Após se certificar de que não há nenhum arquivo faltante clique no botão Enviar PDF/XML



Preencha o E-mail do destinatário (caso necessário poderá adicionar até dois e-mails de cópia) e clique em Enviar

Adicionar boletos gerados no e-mail da NF-e

É possível anexar as informações do boleto automaticamente ao enviar uma NF-e por e-mail no sistema.

Após emitir o boleto e transmitir a NF-e, abra a NF-e e clique em “NF-e > Enviar Email XML/PDF”



O sistema vai verificar automaticamente se há boletos gerados nos lançamentos vinculados a nota fiscal, se caso houver vai aparecer a seguinte mensagem:


Após clicar em sim será anexado no corpo do e-mail as informações referente ao(s) boleto(s): Vencimento, Parcelas, Valor, Linha Digitável e o link para baixar o arquivo pdf


[SiEmpresarial, SiOfi, SiEventos] – Personalizar o assunto do e-mail da tela de NF-e

É possível padronizar/personalizar o assunto do e-mail enviado na tela de NF-e. O procedimento é feito na tela de Parâmetros do Sistema. Veja o passo a passo a seguir:

Vá até Configurações > Parâmetros do Sistema e navegue até a aba NFe / NFSe. O assunto será personalizado no campo Assunto Email NFe




É possível incluir no assunto do e-mail as informações: Número da nota fiscal, data de saída e o nome do destinatário usando as seguintes Tags: #NUMERONOTAFISCAL, #DATASAIDA e #DESTINATARIO.
No exemplo a baixo vou criar o assunto: PDF/XML NF-e #NUMERONOTAFISCAL#DATASAIDA – #DESTINATARIO


Ao usar a função de envio de e-mail da tela de NFe (NF-e > Enviar E-mail XML/PDF) o assunto será preenchido conforme pré-definido


[SiEmpresarial] – Formas de recebimento no faturamento do Pedido de Venda

Veremos nesse post como gerar várias formas de recebimento de um pedido de venda

O procedimento será feito na tela de faturar o pedido de venda

No campo Valor temos o total do pedido que é R$ 300,00 nesse exemplo



Vamos gerar 2 parcelas de 150,00 com formas diferentes de recebimento. Para isso vamos selecionar o Plano, Cobrança, Forma, editar o campo Valor colocando 150,00 e apertar a tecla Enter



Repare que ao apertar Enter será expandida a tela onde será listada as parcelas que serão adicionadas.


Clique no botão Adicionar para incluir a parcela. No campo Valor ainda terá o saldo restante onde você poderá repetir o processo adicionando outra forma de recebimento.


Vamos adicionar mais uma parcela de 150,00 para zerar o saldo. Agora o botão Ok está habilitado para finalizar o faturamento



Esse procedimento também é valido ao descontar um vale crédito. Basta clicar no botão Vale. Se o valor do vale for menor que o total do pedido será adicionada uma parcela referente ao vale e para o restante do saldo basta repetir o processo feito acima.

Veja mais > Como fazer um Pedido de Venda

[SiEmpresarial] – Desconto de Vale Crédito no Contas a Receber

É possível descontar um vale crédito direto em um lançamento de contas a receber. O procedimento é simples, veja a seguir o passo a passo:


Vá até o menu Vendas > Vale Desconto / Crédito, abra o vale crédito, clique no botão Utilizar e em seguida clique em Cta.Receber







Informe o valor que deseja usar e clique em Ok


Na tela que abrir selecione o(s) lançamento(s) do Contas a Receber que deseja descontar o valor do vale crédito (caso necessário poderá usar o botão Somente Atrasadas para listar as parcelas referentes) e clique em Confirmar


Caso não seja usado o valor total do haver o mesmo ficará com o saldo disponível para usar em outra ocasião

No lançamento em que foi descontado o valor do haver ficará registrado o histórico na aba Créditos/Débitos e o valor entrará no campo Desconto da aba Geral, dessa forma subtraindo do total ou até mesmo quitando o lançamento caso o valor do haver seja maior ou igual ao valor do lançamento



[SiEmpresarial] Emissão de NF-e com intermediário

Mostraremos como emitir uma NF-e com intermediário para empresas que utilizam plataformas de terceiros para vendas online.

O procedimento é bem simples. É feito no módulo de emissão de nota pela aba NFe onde foi adicionado um novo campo “intermed“. Nele será definida a operação e também será adicionado o CNPJ do Intermediário e o Identificador.

Veja com mais detalhes no vídeo abaixo:

[SiEmpresarial] Cálculo do DIFAL

Mostraremos nesse post os procedimentos necessários para que você possa calcular o valor do DIFAL e gerar o arquivo xml da guia GNRE

Importante cadastrar os NCMs com base diferenciada pela tela Cadastros Gerais > Cidades e Estados > Estados Alíquotas/Difal. Veja no vídeo abaixo o procedimento:



Importante: Revise as alíquotas dos estados para adequar a legislação da empresa. Caso seja necessário alterar basta dar um duplo clique no campo da alíquota e editar



Veja no vídeo abaixo como calcular o valor do DIFAL, gerar contas a pagar e gerar o xml da guia GNRE

[SiEmpresarial] SubStatus da tela Controle Produção de Pedidos

A tela de Controle de Produção ganha um novo filtro afim de melhorar ainda mais o controle de produção. Vamos mostrar nesse post como cadastrar e usar o SubStatus da tela de Controle de Produção de Pedidos.

Atenção: O SubStatus da tela de produção não tem relação com o SubStatus da tela de Pedido de Venda. O SubStatus do pedido de venda não é o controle individual da produção dos produtos e sim de todo o pedido.

Para cadastrar o SubStatus vá até Cadastros Gerais > Produção > Sub Status Produção. Defina os campos Código, Descrição e clique em Salvar. Crie quantas etapas forem necessárias.

Como atribuir o SubStatus na tela de Controle de Produção de Pedido: Para atribuir individualmente o SubStatus use os filtros da tela para localizar, dê 2 cliques na linha desejada e selecione em SubStatus. É possível também fazer a alteração em lote do SubStatus. Após filtrar selecione as linhas individualmente ou use o botão para selecionar todas, clique na seta ao lado do botão Edição, clique em Alterar SubStatus Produção e selecione o SubStatus desejado.

Usando essa função você terá um controle mais detalhado filtrando por etapas com o Filtro SubStatus na tela de Controle de Pedidos.

Para ver em detalhes os procedimentos assista o vídeo abaixo: