[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos] CPF/CNPJ de Terceiro Autorizado

Neste post estaremos mostrando como habilitar uma terceira pessoa ou uma terceira empresa para baixar as notas que sua empresa emitiu. Por padrão no sistema, somente quem pode ter acesso a essas notas é o emitente dela, destinatário e a transportadora, isso se for colocado na nota.

Importante: O CNPJ ou CPF que for informado deve estar vinculado ao certificado digital que a empresa ou pessoa utiliza.

Para habilitar o terceiro no seu sistema deve ir na aba Configurações>Parâmetros do Sistema:

Após acessar os parâmetros, vá em NFe/NFSe/NFCe/MDFe/DFe, haverá um campo chamado CPF/CNPJ Teerc. Autorizado:

Basta apenas incluir o CPF ou CNPJ no campo e salvar.

[SiEventos] Venda Avulsa e Antecipada

Neste post estaremos mostrando a tela de VENDAS e como fazer uma venda avulsa e antecipada para um participante de um evento.

IMPORTANTE: Se o formando for pagar antes de receber pelo produto, antes é necessário que o evento esteja cadastrado e o participante esteja incluso nesse evento, senão não trata como venda avulsa.

Primeiro deve acessar indo em Vendas>Vendas, ou se preferir clique no botão Vendas:

A tela é composta pelas Ações da Venda, Dados da Venda, Produtos, Status Venda e Produção, Financeiro, Dados Adicionais e Totais:

a primeira parte é composta pelas Ações da Venda, se for fazer uma nova venda basta clicar em Novo, se for abrir uma venda já criada clique em Pesquisar, neste caso vamos fazer uma venda nova:

a segunda parte são os Dados da Venda, onde iremos preencher o nome da pessoa que deseja adquirir os produtos e preencher o evento ao qual esta pessoa está vinculada:

A partir do momento que já colocou os dados do evento e da pessoa pode salvar a venda, então vem a terceira parte que são os Produtos:

Nesta parte adicionamos os produtos que o participante deseja adquirir antecipadamente, basta clica em Adicionar para incluir um novo produto, então será aberto a tela para pesquisar e inserir o produto:

Após a etapa de adicionar os produtos vem a parte Financeira, é nesta parte onde vamos configurar o plano de pagamento, tipo de cobrança, e o mais importante, que é o tipo de conta a receber como Adiantamento, que indica que esta venda não é confirmada, ela é uma antecipação de venda que pode vir a ser confirmada ou não e o sistema vai entender que é uma antecipação:

A próxima etapa são os Dados Adicionais e Totais. Nesta parte deve utilizar um prazo de entrega bem adiantado, se não sabe uma data certa coloque uma data prevista para o controle de produção, por exemplo, na data de inicio do evento vinculado. Este prazo não deve ser considerado como confirmado pois se trata de uma venda antecipada:

Depois disso basta apenas salvar a venda, lembrando que a venda vai estar em status Lançado, não faça a confirmação ainda sem que se tenha certeza da venda com o cliente, depois que a venda é confirmada não é possível alterar dados na venda.

A venda completa:

Confira o vídeo abaixo sobre a Venda Avulsa e Antecipada no nosso canal:

[SiEmpresarial/SiOfi] Contagem de Estoque

Neste post vamos ensinar a fazer a contagem do seu estoque cadastrado no sistema e fazer as devidas alterações do estoque.

Primeiro deve acessar a tela de contagem de estoque, se estiver usando o SiEmpresarial deve ir na aba Estoque>Inventário do Estoque>Contagem do Estoque:

Agora se você utiliza o SiOfi, vá na aba Estoque>Contagem do Estoque:

Os dois caminhos abrirão a tela de contagem de estoque:

Primeiro passo é pesquisar os produtos utilizando o campo Busca, quando digitar o nome do produto logo abaixo começará a ser exibido os produtos relacionados:

Selecione os produtos que deseja alterar o estoque marcando a caixa ao lado de cada produto ou se for todos os produtos clique em selecionar todos, após selecionar os produtos clique em Adicionar:

Após clicar em adicionar os produtos são colocados no outro lado da tela para que possa fazer as alterações:

Há duas colunas que deve se atentar, que são Disponível e Correta, a coluna disponível é a disponibilidade de produtos atual no sistema, na coluna correta é onde irá fazer as alterações, para alterar clique duas vezes sobre o campo da coluna correta:

Após alterar todos os produtos corretamente você pode confirmar esta alteração ou pode continuar alterando outros produtos sem sair da tela, se precisar alterar mais produtos volte ao campo busca e digite outros produtos:

Ao digitar outros produtos e selecioná-los basta somente clicar em adicionar novamente que os produtos que acabou de pesquisar vão se juntar aos produtos que já alterou:

Importante: quando está fazendo alterações nos produtos, se certifique que está mudando os produtos corretos, por exemplo, se jogar um produto na tela para alterar mas não fizer alterações nele e acabar confirmando, o produto irá com disponibilidade zero para o estoque. Para resolver isso pode utilizar o botão Remover, não use o botão Limpar porque ele apagará todos os produtos e as alterações que já tenha feito.

Para abrir um cadastro de um produto apenas selecione o produto que deseja abrir e clique no botão logo abaixo escrito Cadastro:

Se todas as alterações foram feitas corretamente clique em confirmar e clique em sim para realizar as alterações:

Confira no vídeo abaixo sobre Contagem do Estoque no nosso canal:

[SiEmpresarial/SiOfi] Atualizando Tabela NCM/IBTP

Neste post iremos mostrar como é possível fazer a atualização da classificação fiscal através do NCM e tabela IBTP.

Há duas formas de fazer a atualização de Tabela NCM/IPBT, pode utilizar a tela de Classificação Fiscal atualizando apenas um ou alguns NCM apenas, ou para fazer a atualização de todos utilizando a atualização do sistema.

Primeiro iremos até a tela de classificação fiscal, vá em Cadastros Gerais>Fiscal, se estiver usando o SiEmpresarial estará disponível por nome NCM, se estiver usando o SiOfi estará disponível como Classificação Fiscal NCM:

Será aberto a tela de classificação fiscal, nela iremos buscar o NCM clicando e Buscar IBPT:

Insira o número do NCM que deseja abrir e atualizar:

Após digitar o NCM os valores que serão preenchidos na tabela serão atualizados automaticamente, lembrando que será atualizado apenas o NCM do produto que está pesquisando, apenas clique em salvar que os valores serão salvos:

A segunda forma de atualizar a tabela mas com todo os NCM totalmente atualizado. Para fazer essa atualização vá na tela de login do sistema e clique no botão de engrenagem, em seguida na caixa verde de atualização:

Então haverá um botão na parte inferior a direita escrito Atualizar NCM-IBPT:

[SiEmpresarial/SiOfi] Rejeição 531: Total da BC ICMS difere do somatório de itens

Iremos mostrar neste post como resolver o problema de transmissão de nota com a rejeição de base de ICMS.

Quando ocorrer a rejeição 531: total de bc icms difere do somatório de itens o primeiro local onde deve conferir é na aba Total da nota fiscal própria, os campos que deve observar são Base ICMS e Valor Produtos:

Após conferir, se os valores estiverem corretos, vá até a aba Produtos, clique duas vezes sobre o produto para abrir a alteração dele:

Será aberta a tela de alterações do produto, posicione o cursor do seu mouse no campo CSOSN, e será exibida uma mensagem de qual o CSOSN correto deve utilizar nessa determinada nota:

Feita a alteração clique em OK e depois salve a nota e transmita ela.

[SiEmpresarial/SiOfi] Alterando Número da Conta de uma Transferência

Neste post vamos mostrar como pode ser corrigido o problema de uma transferência errada sem ser necessário excluir a mesma. Deve ser usado em casos onde o crédito de valor que entrou esteja em uma conta errada, mas o débito continua saindo da conta correta.

Com a tela de movimentação financeira aberta acesse a tela de manutenção de transferências:

Após fazer a pesquisa do período, irá aparecer as transferências do mesmo período selecionado:

Neste exemplo já foi feita uma transferência de mil reais, e era para ser creditado em outra conta, para corrigir o problema mantenha o período de início e fim como está, em seguida selecione a conta correta para onde foi creditado o valor:

Após selecionar clique em pesquisar para aparecer o crédito, após o crédito aparecer deve clicar duas vezes no campo conta:

irá abrir a tela de aviso e em seguida outra tela para alterar a conta:

Basta apenas digitar a conta correta e clicar me OK, e pronto, a transferência foi corrigida.

Para conferir se foi realmente corrigida na própria tela de transferência pode pesquisar pela conta ou na tela de movimentação financeira:

[SiEmpresarial] Configurando o Número de Casas Decimais

Neste post estaremos mostrando como trabalhar com mais de uma ou duas casas decimais no sistema. Se você tem em sua empresa produtos com quantidades e valores muito específicos ou quebrados, vamos mostrar como utilizar mais casas decimais. Esta função é usada no momento de incluir um produto em um pedido de venda e no momento de incluir um produto nos documentos de entrada, e são produtos com quantidades e valores com números quebrados.

Por padrão o sistema trabalha com duas casas decimais, será mostrado no pedido de venda e no documento de entrada a seguir:

Como puderam notar é trabalhado duas casas decimais por padrão, mas se você precisa aumentar o número de casas vá atá a aba Configurações no menu principal e depois vá até Parâmetros do Sistema:

Será aberto a tela de parâmetros, nela vá até a aba Vendas e logo verá na parte de cima Casas Decimais:

Para alterar basta trocar o número do campo e clicar em Salvar.

Importante: o número máximo de casas decimais para ser usado é cinco, se alterar para mais de cinco e salvar o sistema irá mostrar que foi salvo mas automaticamente irá trocar para cinco:

Com o exemplo acima de um máximo de cinco casas agora mostraremos como poderá trabalhar com valores muito específicos no pedido de venda e no documento de entrada:

 

[SiOfi] Gerar NF de uma Ordem de Serviço ou Várias Ordens de Serviço

Neste post estaremos mostrando como é possível gerar uma nota fiscal de apenas uma ordem de serviço ou gerar uma nota fiscal de várias ordens. Mostraremos os dois casos.

Observação: é importante lembrar que para gerar as notas fiscais é necessário que as ordens estejam no status de concluída/faturada, se estiverem fechadas ou confirmadas não será possível gerar as notas.

O primeiro modo que será mostrada a seguir, iremos gerar nota fiscal de apenas uma ordem de serviço, ela é utilizada quando se faz uma ordem de serviço e a nota fiscal é gerada posteriormente ou até mesmo no dia.

Primeiro abra a Ordem de Serviço já concluída e clique no botão NFe:

Em seguida irá aparecer a confirmação de geração de nota e depois a opção de abri-la:

 

O segundo modo é utilizado quando se deseja gerar apenas uma nota fiscal de várias ordens de serviço juntas, lembrando que devem ser ordens do mesmo cliente.

Para gerar a nota primeiro vá até a aba Fiscal>Gerar Nota Fiscal do OS:

Em seguida será aberto a tela onde será feito o processo de gerar a nota, nessa tela deve utilizar o filtro para encontrar as ordens de serviço, assim que preenchido o filtro e o período clique em Pesquisar:

As ordens de serviço aparecerão no quadro cinza, basta clicar duas vezes sobre elas para selecioná-las, e para gerar a nota basta clicar em Confirmar:

Em seguida será aberto as opções pra você escolher o que fazer com as ordens de serviço:

Feita a escolha será aberto a nota fiscal , lembrando que a nota fiscal de produtos gerada sempre fica em status de Lançada, então não esqueça de conferir e confirmar ela:

[SiEmpresarial/SiOfi] Transferência de Estoque entre Empresas Ativas

Neste post vamos ensinar como pode ser feito uma transferência de estoques entre empresas.

Primeiro deve acessar a tela de transferência, vá na aba Estoque>Transferência de Estoque:

Com a tela aberta você fará uma nova transferência de estoque clicando no botão NOVO:

Então fará o preenchimento da Empresa Destino, que é a empresa para onde o estoque vai ser transferido, após escolher a empresa deve adicionar os respectivos produtos que o estoque será transferido:

Preencha os devidos campos e adicione os produtos na transferência:

Com tudo feito corretamente salve a transferência e se tudo estiver correto confirme a transferência, após confirmar uma mensagem será mostrada com a transferência concluída:

Depois faça a checagem na consulta de produtos se o estoque foi alterado para a quantidade correta:

[SiEmpresarial/SiEventos/SiForm/SiOfi] Conferindo Boletos Registrados

Neste post estaremos mostrando como é possível checar se os boletos enviados aos bancos estão registrados com sucesso.

OBS.: Antes que faça isso é necessário já ter feito o processamento de arquivo de retorno no sistema, temos um post sobre como pode ser feito: http://suporte.f5sg.com.br/?p=2217

Para que se possa checar os registros vamos utilizar o Relatório de Borderô de Cobrança e o Contas a Receber.

Para que possa acessar o relatório deve ir em Relatórios>Financeiro>Borderô de Cobrança:

Será aberto a tela de relatório de borderô, para que possar gerar o relatório deve informar a data de emissão dos boletos ou o vencimento, qualquer um dos filtros pode ser usado mas pelos menos um deles deve ser informado, após informar o período deve selecionar o banco e a respectiva conta corrente e clicar em OK:

Será gerado o relatório na tela para você, e é neste momento que verá quais boletos foram registrados ou não, se notarem na imagem, os lançamentos destacados em amarelo estão com data de registro, o que significa que estes boletos estão sim registrados, os lançamentos destacados em vermelho não possuem data de registro, o que indica que não estão registrados. Segue na figura abaixo a explicação:

Deve se perguntar o porque estes lançamentos não possuem registros, pode haver vários motivos envolvidos no não registro do boleto, alguns dele podem ser cadastro errado, vencimento errado, cadastro sem CPF, endereço errado, CEP errado, falta de processar os arquivos de retorno, entre outros. Nestes casos se tiverem dúvidas entrem em contato com o suporte da F5 Software para que possamos dar auxilio no problema.

A outra maneira de poderem checar os registros é através do Contas a Receber, para que possa ver acesse a tela de contas a receber, pesquise o respectivo lançamento que deseja conferir o registro e siga até a aba de cobrança, lá será mostrado o registro: