[SiEmpresarial/SiOfi] Copiar Endereço de Estoque para todas as Empresas Ativas

Nesta postagem iremos mostrar como adicionar o mesmo endereço de estoque para todas as empresas ativas de uma vez só.

Para isso deve acessar o cadastro do produto que deseja copiar o endereço, já dentro do cadastro do produto acesse a aba Estoque, em seguida selecione o a pequena engrenagem destacada em vermelho para copiar o endereço, ao clicar será exibido a caixa para confirmar, após confirmar o endereço já constará para todas as empresas ativas.

Importante: O mesmo produto deve constar nas 2 empresas ativas

[SiEventos] Importação de Fichas de Cadastro de um Arquivo Excel

Nesta postagem vamos mostrar como importar vários participantes de um modelo em excel para um evento dentro do sistema. Com este arquivo importado o sistema irá criar os participantes no cadastro e incluir no determinado evento já adicionado no arquivo em excel.

Para acessar a tela de importação vá no menu Rotinas Diversas>Importar Fichas (Excel):

Será aberta a tela Importar Fichas:

 

Agora temos 2 opções nesta tela, podemos carregar o arquivo para ser importado ou baixar o modelo em excel que fica disponível para que possa ser montado, para baixar o arquivo deve clicar no botão destacado em vermelho:

Ao clicar nele será aberto para escolher o local onde será salvo, ao escolher basta clicar em OK que será salvo:

Feito isso o computador irá abrir automaticamente o arquivo em excel.

Observação: É IMPORTANTE QUE SEU COMPUTADOR POSSUA O PACOTE OFFICE INSTALADO PARA QUE ISSO FUNCIONE.

 

Com o arquivo excel aberto você pode começar a fazer o preenchimento de cada coluna com os dados do participantes e do evento. Após ser preenchido corretamente salve para que não seja perdido as alterações.

 

 

Feito todo o preenchimento do arquivo excel já podemos voltar para a tela de importação das fichas e escolher a opção para abrir o arquivo excel:

OBSERVAÇÃO: QUANDO ESCOLHER O ARQUIVO EXCEL PODERÁ ESTAR NAS EXTENSÕES .XLSX E .XLS .

Ao carregar o arquivo será mostrado na tela de importação toda a tabela.

OBSERVAÇÃO: SE O CÓDIGO DO EVENTO ADICIONADO NO ARQUIVO EXCEL NÃO EXISTIR NO SISTEMA NÃO SERÁ FEITO A IMPORTAÇÃO PARA DENTRO DO SISTEMA, A TELA DE IMPORTAÇÃO IRÁ ACUSAR SE O EVENTO NÃO EXISTIR COM A COR AMARELA:

 

Com o arquivo carregado dentro da tela de importação use a barra de rolagem para que possa conferir todos os dados dos participantes:

Feito a conferência de todos os participantes já pode ser feito a importação usando o botão IMPORTAR logo abaixo da tela:

A importação começará a ser feita um formando por vez então não feche a tela nem pare a importação até que seja concluída, ao final será exibido uma mensagem com o fim da importação:

E pronto, foi feito a importação, agora é só abrir o evento e fazer as vendas.

[SiEmpresarial/SiOfi] Aplicando Condições Comerciais para Todas as Empresas Ativas

Neste post vamos mostrar como aplicar uma condição comercial de um determinado produto para todas as empresas ativas ao mesmo tempo.

Para acessar esta aplicação deve primeiro ir no cadastro de produtos do seu sistema:

Ao ser aberto a tela do cadastro do produto é necessário que pesquise pelo produto e abra ele, em seguida deve seguir para a aba Condições, se seu sistema for o SiOfi esta aba chamará Condições Comerciais, após acessar a aba deve usar o botão Aplicar Custos para Todas as Empresas Ativas destacados em vermelho para o SiEmpresarial e o Siofi:

 

SIOFI:

SIEMPRESARIAL:

Após clicar no botão para fazer a aplicação ele perguntará se quer confirmar atualização das condições, então clique em SIM e pronto, todas as empresas ativas irão receber as mesmas condições comerciais para o produto selecionado:

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos/SiForm] Exportar uma Impressão

Nesta postagems mostraremos como fazer para exportar uma impressão de pedido de venda ou relatório de maneira rápida para formato de PDF será mostrado os passos.

Com a tela de impressão já pronta utilize o botão com símbolo de CARTA para exportar, fica situado na parte superior da tela de impressão:

Em seguida deve ir escolhendo o formato que deseja salvar e ir escolhendo OK para avançar:

e por fim basta escolher o local que irá salvar e pronto:

[SiEmpresarial] Liberar acesso das abas do cadastro de produtos

Mostraremos nesta postagem como pode ser feito a liberação de todas as abas na tela de cadastro de produtos.

A liberação pode é feita na tela de permissões dos usuários, é possível acessá-la de dois lugares, o primeiro é em Configurações>Configurar Permissões:

O segundo local é no cadastro de usuários, deverá ir em Cadastros Gerais>Usuario:

Aparecendo a tela de cadastro do usuário deverá ir na aba Senhas e clicar no botão Config. Permissões:

Qualquer um dos dois caminhos mostrados acima abrirá a tela de permissões, abrindo a tela você deverá escolher o usuário que irá fazer a liberação da aba e em seguida procurar a linha que se refere ao cadastro de produtos e adicionar um X nas abas para fazer a liberação delas:

 

[SiEmpresarial/SiOfi/SiForm/SiEventos] Cadastrar Planos de Pagamento

Nesta postagem estaremos mostrando como fazer o cadastro de planos de pagamentos para usar nos pedidos de vendas, criação de lançamentos, vendas para formandos, parcelas de pagamento de formaturas, entre outros.

Para cadastrar um novo plano deve seguir em  Cadastros Gerais>Plano de Pagamento ou Cadastros Gerias>Financeiro>Plano de Pagamento:

 

 

 

 

 

Será aberto a tela de Plano de Pagamento, nela deverá clicar em NOVO para fazer um novo plano:

Então será necessário mexer nos dados do plano e nas parcelas, nos Dados do Plano de Pagamento destacado em vermelho na imagem abaixo adicione uma descrição para o plano e marque a opção de ENTRADA para quando é feito notas de entrada, marque a opção CONDIÇÃO DE VENDA para pedidos de venda, ordem de serviço e outros. Como exemplo na descrição foi usado 40 parcelas iguais, então agora iremos para a parte de Parcelas destacado em verde, nela iremos adicionar no campo Parcelas Iguais o numero de parcelas desejas e iremos apertar ENTER no teclado para que o sistema adicione as parcelas automaticamente.

IMPORTANTE: O campo PARCELAS IGUAIS faz com que o sistema adicione as parcelas para você automaticamente, mas o sistema divide automaticamente as parcelas com prazos de 30 dias, então use esta opção se for criar parcelas com prazos de pagamento de 30 em 30 dias. Caso queira períodos menores ou maiores que 30 dias não use a opção de parcelas iguais.

Agora apresentando o caso dito acima, se forem prazos diferentes de 30 dias, vamos mostrar como adicionar prazos diferentes, primeiro adicione uma descrição que possa entender do tipo de plano de pagamento, neste exemplo foi usado na descrição 4 parcelas para cada 15 dias, então prazos de 15 em 15 dias, para que possa montar o plano de pagamento é necessário usar o botão com símbolo de MAIS para adicionar as parcelas ao novo plano de pagamento, será aberto a tela para incluir a parcela, nela informe os dias e a porcentagem correta, lembrando que a porcentagem deve ser calculada corretamente entre as parcelas e finalizando com 100% do total.

Quando acabar de adicionar as parcelas salve o cadastro e já poderá usar o novo plano.

[SiEmpresarial/SiOfi] Liberação da aba Condições no cadastro de um produto

Mostraremos nesta postagem como pode ser feito a liberação da aba Condições na tela de cadastro de produtos.

A liberação pode é feita na tela de permissões dos usuários, é possível acessá-la de dois lugares, o primeiro é em Configurações>Configurar Permissões:

O segundo local é no cadastro de usuários, deverá ir em Cadastros Gerais>Usuario:

Aparecendo a tela de cadastro do usuário deverá ir na aba Senhas e clicar no botão Config. Permissões:

Qualquer um dos dois caminhos mostrados acima abrirá a tela de permissões, abrindo a tela você deverá escolher o usuário que irá fazer a liberação da aba e em seguida procurar a linha que se refere ao cadastro de produtos e adicionar um X na aba4 para fazer a liberação:

 

[SiEmpresarial/SiOfi] Cadastrando Serviços

Neste postagem vamos estar mostrando como cadastrar serviços no sistema. Exemplo:

Para Clientes que usam o SiOfi, é possível cadastrar serviços como alinhamento e balanceamento, troca de óleo, revisão de veículo, troca de peças, entre outros. Para cliente que usam SiEmpresarial são serviços como soldas, fundição, corte de chapas, corte de madeiras, entre outros.

Para acessar a tela de serviços deve ir em Cadastros Gerais>Serviços:

Será aberto a tela de serviços:

Para cadastrar um novo serviço clique no botão NOVO destacado em amarelo, faça o preenchimento dos dados do serviço e após acabar deve clicar em SALVAR destacado em vermelho:

No momento que clica em salvar vai aparecer as empresas ativas para preencher os valores de tabela, pode trabalhar com várias tabelas, basta clicar duas vezes no campo VLR UNITÁRIO para colocar o valor:

A etapa final vem os Valores Fiscais desse serviço que acabou de cadastrar:

Nos valores é importante saber que até pode deixar os campos fiscais em branco, mas é necessário colocá-los para a emissão de notas fiscais de serviço (NFS-e), os campos principais de NFS-e são Cod.Serviço Nfe e Cod.Tributação Municipio, sem eles as notas destes serviços não podem ser emitidas.

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos] CPF/CNPJ de Terceiro Autorizado

Neste post estaremos mostrando como habilitar uma terceira pessoa ou uma terceira empresa para baixar as notas que sua empresa emitiu. Por padrão no sistema, somente quem pode ter acesso a essas notas é o emitente dela, destinatário e a transportadora, isso se for colocado na nota.

Importante: O CNPJ ou CPF que for informado deve estar vinculado ao certificado digital que a empresa ou pessoa utiliza.

Para habilitar o terceiro no seu sistema deve ir na aba Configurações>Parâmetros do Sistema:

Após acessar os parâmetros, vá em NFe/NFSe/NFCe/MDFe/DFe, haverá um campo chamado CPF/CNPJ Teerc. Autorizado:

Basta apenas incluir o CPF ou CNPJ no campo e salvar.

[SiEventos] Venda Avulsa e Antecipada

Neste post estaremos mostrando a tela de VENDAS e como fazer uma venda avulsa e antecipada para um participante de um evento.

IMPORTANTE: Se o formando for pagar antes de receber pelo produto, antes é necessário que o evento esteja cadastrado e o participante esteja incluso nesse evento, senão não trata como venda avulsa.

Primeiro deve acessar indo em Vendas>Vendas, ou se preferir clique no botão Vendas:

A tela é composta pelas Ações da Venda, Dados da Venda, Produtos, Status Venda e Produção, Financeiro, Dados Adicionais e Totais:

a primeira parte é composta pelas Ações da Venda, se for fazer uma nova venda basta clicar em Novo, se for abrir uma venda já criada clique em Pesquisar, neste caso vamos fazer uma venda nova:

a segunda parte são os Dados da Venda, onde iremos preencher o nome da pessoa que deseja adquirir os produtos e preencher o evento ao qual esta pessoa está vinculada:

A partir do momento que já colocou os dados do evento e da pessoa pode salvar a venda, então vem a terceira parte que são os Produtos:

Nesta parte adicionamos os produtos que o participante deseja adquirir antecipadamente, basta clica em Adicionar para incluir um novo produto, então será aberto a tela para pesquisar e inserir o produto:

Após a etapa de adicionar os produtos vem a parte Financeira, é nesta parte onde vamos configurar o plano de pagamento, tipo de cobrança, e o mais importante, que é o tipo de conta a receber como Adiantamento, que indica que esta venda não é confirmada, ela é uma antecipação de venda que pode vir a ser confirmada ou não e o sistema vai entender que é uma antecipação:

A próxima etapa são os Dados Adicionais e Totais. Nesta parte deve utilizar um prazo de entrega bem adiantado, se não sabe uma data certa coloque uma data prevista para o controle de produção, por exemplo, na data de inicio do evento vinculado. Este prazo não deve ser considerado como confirmado pois se trata de uma venda antecipada:

Depois disso basta apenas salvar a venda, lembrando que a venda vai estar em status Lançado, não faça a confirmação ainda sem que se tenha certeza da venda com o cliente, depois que a venda é confirmada não é possível alterar dados na venda.

A venda completa:

Confira o vídeo abaixo sobre a Venda Avulsa e Antecipada no nosso canal: