Adicionar boletos gerados no e-mail da NF-e

É possível anexar as informações do boleto automaticamente ao enviar uma NF-e por e-mail no sistema.

Após emitir o boleto e transmitir a NF-e, abra a NF-e e clique em “NF-e > Enviar Email XML/PDF”



O sistema vai verificar automaticamente se há boletos gerados nos lançamentos vinculados a nota fiscal, se caso houver vai aparecer a seguinte mensagem:


Após clicar em sim será anexado no corpo do e-mail as informações referente ao(s) boleto(s): Vencimento, Parcelas, Valor, Linha Digitável e o link para baixar o arquivo pdf


[SiEmpresarial, SiOfi, SiEventos] – Personalizar o assunto do e-mail da tela de NF-e

É possível padronizar/personalizar o assunto do e-mail enviado na tela de NF-e. O procedimento é feito na tela de Parâmetros do Sistema. Veja o passo a passo a seguir:

Vá até Configurações > Parâmetros do Sistema e navegue até a aba NFe / NFSe. O assunto será personalizado no campo Assunto Email NFe




É possível incluir no assunto do e-mail as informações: Número da nota fiscal, data de saída e o nome do destinatário usando as seguintes Tags: #NUMERONOTAFISCAL, #DATASAIDA e #DESTINATARIO.
No exemplo a baixo vou criar o assunto: PDF/XML NF-e #NUMERONOTAFISCAL#DATASAIDA – #DESTINATARIO


Ao usar a função de envio de e-mail da tela de NFe (NF-e > Enviar E-mail XML/PDF) o assunto será preenchido conforme pré-definido


[SiEmpresarial/SiOfi] NFe -Prévia da DANFe

Nesta postagem mostraremos como gerar uma prévia da sua nota fiscal para enviar a um fornecedor ou para algum cliente. A finalidade da prévia é para conferência dos dados inseridos na nota antes da emissão da transmissão dela, isso evita futuras cartas de correção e cancelamentos de nota para correção de dados.

Para gerar a prévia da nota abra sua nota fiscal no sistema, sem seguida clique no botão ao lado do botão NFe para expandir mais opções, logo que expandir encontrará a opção PREVIEW NFE:

Após clicar na opção preview será aberto uma nova janela mostrando uma prévia da danfe, lembrando que essa nota não possui valor fiscal, deve usada para conferência de informações.

Observação: A prévia da nota somente pode ser usada em notas que ainda não foram transmitidas, caso escolha uma nota que já possui dados de autorização e tente gerar uma prévia, o sistema irá alertar sobre a emissão dela.

Exemplo:

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos]Gerando Boleto Sicredi

Quando se trata do banco Sicredi, existem alguns passos diferentes para gerar um boleto de cobrança para o cliente.
Importante: O Sicredi só aceita remessa até as 18:00hrs e, o principal, esse banco segue uma ordem esperada de arquivos de remessa, se ele está esperando que você mande o numero de remessa 00001 e acabar tendo que fazer ajustes dos boletos e enviar a remessa 00002 o banco rejeitará e você terá que fazer ajustes dentro da conta corrente para que gere a remessa correta.

Como vemos na imagem acima teremos que escolher um contas a receber para gerar o PDF desses boletos, mas diferente dos outros bancos, essa tela vai gerar apenas os PDFs dos boletos selecionados, para fazer a remessa seguimos para uma outra tela, demonstrarei na imagem a seguir.

Como demonstrei acima, para gerar a remessa precisamos selecionar a OCORRÊNCIA = REMESSA, a EMPRESA, CONTA, e também tem a opção de filtrar somente pela PESSOA que quer.
Importante ressaltar que o filtro de emissão aconselhamos a usar sempre dia a dia (exemplo: 25/01/2021 á 25/01/2021) se colocarmos uma data retroativa no inicio e uma data atual no fim, pode ocorrer duplicidade de boletos, pois nessa tela não é necessário selecionar os boletos, ela vai gerar TODOS os resultados do filtro, mesmo aqueles já gerados. Por esse motivo é importante usar o filtro de emissão dia a dia.
Já no rodapé vemos o numero da remessa que será gerada e também onde será salvo a remessa com o botão de atalho para abrir o local que gravou a remessa.

Caso o numero da remessa que o Sicredi está esperando for diferente da mostrada na tela, ideal será entrar no cadastro da conta corrente (Cadastro Gerais >> Conta corrente >> aba parâmetro) e ajustar o numero de remessa, lembrando que se nessa tela está mostrando o numero de remessa 00001 ela sempre vai gerar o próximo numero 00002
Caso tenha que editar, sempre coloque o numero anterior a remessa que você precisa.

É importante sempre processar o retorno de cobrança que o banco disponibiliza diariamente. Para saber mais sobre o assunto é só abrir esse link. http://suporte.f5sg.com.br/?p=2217

Como utilizar a Agenda

Você já sabe que a organização e a agilidade nos processos internos traz inúmeros benefícios para uma empresa. Pensando na organização do seu dia a dia os sistemas da F5 contam com uma Agenda. Veremos nesse post como utilizar esse recurso.

O ideal é que configure para abrir a Agenda toda vez que entrar no sistema

Vá até Cadastros Gerais >> Usuários, abra o seu cadastro de usuário, desmarque a opção “NÃO Exibe Agenda na Abertura” e clique em Salvar

Caso a Agenda esteja fechada e você precisar abrir novamente, clique sobre o ícone no menu superior do sistema

Para agendar um compromisso/lembrete abra a tela da Agenda, selecione o dia que deseja dando 1 clique sobre ele e clique no ícone em formato de Sol

Na próxima janela defina a data e hora de início e a data e hora do fim. Informe o Cliente, responsável (Estes campos não são obrigatórios) e o Local. Caso necessário preencha o campo Observação. Defina o Tipo e o Departamento e clique em Salvar

Quando chegar a data e a hora você será notificado no canto esquerdo inferior da barra de tarefas do Windows

Ao clicar em um dia específico você poderá ver os eventos marcados

Você pode cadastrar um novo Tipo de Evento para Agenda em Cadastros Gerais >> Tipo Evento Agenda

Você pode gerar relatórios da Agenda por Período, Tipo e Departamento
Vá até Relatórios >> Menu de Relatórios >> Outros >> Agenda

[Painel da F5] Agendamento de envio de arquivos fiscais

A F5 em busca de automatizar tarefas rotineiras agora oferece aos usuários dos sistemas a funcionalidade de enviar automaticamente no primeiro dia de todo mês os arquivos fiscais (NFe/NFSe/NFCe/DFe) por e-mail.
Acesse o Painel e faça login.
Caso não tenha acesso entre em contato conosco pelos canais de suporte.
Após fazer login vá até Fiscal >> Envio de Arquivos – Mensal

 
 
Em Lista de E-mails coloque os e-mails para quem deseja agendar o envio dos arquivos, caso seja mais de 1 e-mail separe com “;” e clique em Salvar. Será enviado os arquivos de todas as empresas ativas automaticamente.

 
 
Caso necessite você poderá enviar os arquivos de períodos anteriores. No campo Período, clique na seta em destaque

 
 
 
Selecione a data desejada

 
 
 
Após selecionar a data clique em Enviar.

 
 
Atenção: Ao enviar manualmente atente-se para a empresa ativa selecionada e mude se necessário clicando no canto superior direito no nome da empresa

 
 

[SiEventos]Fechamento de Comissão por Período

A tela FECHAMENTO DA COMISSÃO POR PERÍODO, pode ser usada caso queira gerar comissão de um vendedor por um período especifico. Para abrir a tela, vá até FINANCEIRO>FECHAMENTO COMISSÃO POR PERÍODO.

Coloque o período que deseja que apareçam as vendas, selecionando por DATA DIGITAÇÃO ou DATA VENDA,  selecione o vendedor, se quiser também é possível pesquisar por um evento em especifico, para refinar mais a busca e clique em pesquisar. Selecione as vendas na qual será gerada a comissão e selecione também a ESCALA DE VENDA daquele vendedor. Verifique os valores e veja se estão batendo corretamente e clique no botão ✅ GERAR COMISSÃO.

 
 Ao gerar, se for consultado a tela EXTRATO VENDEDOR (FINANCEIRO>EXTRATO VENDEDOR), verá que aparecerá o valor da comissão lá, ao selecionar o vendedor correto que foi gerado a comissão.
 

[SiEventos] Orgão de Proteção

A tela ORGÃO DE PROTEÇÃO é destinada para inserir casos de clientes/formandos inadimplentes, onde nela pode-se ter um controle de quantas pessoas estão inadimplentes com a empresa, podendo também ser importado/exportado retorno ou listas do site CENPROT(Central de Protesto), por exemplo, caso a empresa tenha cadastro com os mesmos.

Para abrir a tela, vá até FINANCEIRO>CONTAS A RECEBER>ORGÃO DE PROTEÇÃO.

Na tela, vamos usar o botão INCLUIR, para incluir um formando que esteja com parcelas em atraso.

A seguinte tela será aberta, como mostrado abaixo, e nela já inserimos uma pessoa e por fazer isso, já é mostrado quem é o REPRESENTANTE, o VALOR COBRADO. É necessário incluir, o TIPO e o  ORGÃO.  Abaixo na tabela, informações como: NÚMERO, EMISSÃO, VENCIMENTO, VALOR PARCELA e TIPO COBRANÇA do contas a receber que estão em aberto. No caso abaixo há apenas um contas a receber em aberto, que teve seu vencimento dia 01/08/2020.

Em tela, na parte inferior há o botão EXTRATO, que ao ser clicado abrirá uma tela com o extrato do participante, caso queira fazer alguma consulta ou visualizar informações de contas a receber já pago ou em aberto desse formando.

Há também o botão PLANILHA, onde é criado uma planilha com as informações do formando ou então pode-se marcar a opção GERAR PLANILHA AO CONFIRMAR, que como o nome já diz, criará uma planilha XLS ao ser confirmado a inserção do formando.

Caso em tela apareçam mais contas a receber em aberto, e foi conversado com o cliente o valor de todos e o mesmo irá acertar esse valor, tudo de uma vez só para resolver a situação, há a opção já em tela também de UNIFICAR E GERAR BOLETO, que ao ser clicado em OK, será criado um único boleto com a soma de todos os valores em aberto.

Então, na tela de incluir registro, ao clicar em OK, a seguinte mensagem será exibida.

Na tela CONTROLE ORGÃO DE PROTEÇÃO DE CRÉDITO, será mostrado o formando que acabou de ser incluído na lista.

Ainda no menu, há o botão RETIRAR, para retirar um formando da lista. Para isso, selecione o formando e clique no botão.

O botão IMPRIMIR, mostra em tela as informações dos formandos que estão na lista.

Na tela, o usuário pode:  imprimir(clicando com o botão direito), gerar um PDF, abrir a lista em um navegador, enviar via Whatsapp ou enviar por e-mail.

No botão REMESSA, pode-se exportar uma planilha para ser inserida no site do CENPROT.

Será mostrado o caminho da pasta onde o arquivo xlsx foi gerado.

E o botão RETORNO, abrirá a tela IMPORTAR PLANILHA CENPROT, onde pode ser processado retornos baixados do site CENPROT.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[SiEventos] Lista de Cobrança

Obs: Este post se complementa com o post [SiEventos] – Cobrança.
Neste post, iremos mostrar o passo a passo como fazer  lista de cobranças.
Antes de começarmos, é importante que a empresa defina uma estratégia que irá seguir para fazer as cobranças, de uma forma que não gere cobranças aleatórias. Dito isso, a primeira coisa que iremos fazer é criar uma lista de quem iremos cobrar.
Para isso vá até o menu FINANCEIRO> CONTAS A RECEBER> COBRANÇAS> LISTA DE COBRANÇA.
 
A seguinte tela será aberta:
Para criar uma lista, clique em CRIAR.
Nessa tela, o usuário pode pesquisar os usuários que contém contas a pagar atrasados filtrando por: EVENTO, CLASSIFICAÇÃO, TIPO COBRANÇA, CIDADE, ANO, CONTA e ESTADO.
Na imagem abaixo, colocamos um exemplo apenas com DATA DE VENCIMENTO.
 São mostradas informações como: CÓDIGO, EVENTO, ALBÚM, NOME/REPRESANTE, VALOR ATRASO, VENCIMENTO, INTERAÇÃO e USUÁRIO.
 Como teste, criaremos uma lista de cobrança com apenas 5 formandos. Observe que, ao selecionar os 5, é mostrado na parte debaixo da tela, o número de participantes selecionados e o valor somado das dívidas dos 5.
 Agora, clique em INCLUIR SELECIONADOS, que eles irão para a coluna Selecionados.
 Agora, clique em CONTINUAR e a seguinte tela será mostrada:
Nela, pode-se colocar: nome da lista, quem é o supervisor, usuário da lista, inicio de quando será começado a cobrar as pessoas que estão nessa lista e prazo para finalização dela.
Com tudo preenchido, clique em CONFIRMAR.
Uma mensagem mostrando que a lista foi criada será mostrada.
Agora, voltando na tela LISTA DE COBRANÇA e clicando em PESQUISAR, será mostrada a lista com os participantes que acabou de ser criada e clicando nela, mais informações são mostradas na tabela abaixo:
 Para que o usuário comece a lista, vá até FINANCEIRO>CONTAS A RECEBER>COBRANÇAS>PARCELAS.
 A seguinte tela será aberta, então, o usuário deve selecionar a lista que foi criada, no caso desse exemplo, a lista que criamos é a 0188 – LISTA TESTE SUPERVISOR.
 Para começar a cobrança, clique em OK que a tela de cobrança será aberta. O processo de cobrança é o mesmo que é mostrado passo a passo no post [SiEventos] Cobrança, consulte para melhor entendimento.
Importante salientar que, enquanto o usuário não fizer uma interação na cobrança do participante selecionado no momento, ele não poderá mudar para o próximo clicando no botão PRÓXIMO na parte inferior da tela, ao tentar, uma mensagem será exibida.
 Ao realizar a cobrança, clique em PRÓXIMO, que a tela com os próximos participantes a serem cobrados será aberta. Para abrir o próximo, dê dois cliques em cima do nome do mesmo.
Uma observação importante é, caso seja feita uma renegociação na cobrança de um determinado participante, quando a lista for pesquisada novamente na tela de LISTA DE COBRANÇA, pode ser visto que a porcentagem de sucesso da cobrança, será aumentada conforme foi feito renegociações, no campo %SUCESSO.
Essa é a principal função da tela LISTA DE COBRANÇA, porém há outras opções ainda no menu, como IMPRIMIR.
Clicando, serão mostradas as listas que estão na tabela, no caso do exemplo a seguir, usamos o filtro data de criação do dia 01/01/2020 até 21/10/2020, mostrando os dados das listas. Na tela, o usuário pode:  imprimir(clicando com o botão direito), gerar um PDF, abrir a lista em um navegador, enviar via whatsapp ou enviar por e-mail.
 Há a opção também de CANCELAR uma lista, onde, ao selecionar uma lista e clicar, a lista será cancelada.
Quando uma lista é finalizada, pode-se usar o botão FINALIZAR.
 
Em ARQUIVO, será criado um arquivo EXCEL(XLS), com dados como: TELEFONE, DOCUMENTO e NOME, caso queira ser impresso, ou usado a partir do EXCEL.
A mensagem, dirá em que caminho o arquivo gerado foi salvo.
 E por último, o botão CARTA, que ao ser selecionado, mostrará uma tela onde pode-se selecionar PLANOS DE PAGAMENTOS e DESCONTOS para esses planos, que, ao clicar no botão CONFIRMAR E GERAR, serão criadas cartas de cobranças para os formandos da lista em questão, em uma pasta que já será criada e aberta automaticamente, com as cartas  nos formatos HTML e PDF, caso queira enviar para os formandos.
 
Abaixo, como ficará a CARTA DE COBRANÇA em PDF:
 

[SiEventos] Cobrança

A tela de cobrança ajuda a empresa a entrar em contato com clientes que possuem boletos em atraso através de: e-mail, SMS, carta de cobrança, etc. Pode-se também, adicionar interações feitas com o cliente, realizar renegociações, exibir relatórios entre outras funções.
Para abri-lá, vá até FINANCEIRO>CONTAS A RECEBER>COBRANÇAS>PARCELAS.

Na tela que será aberta, na parte de cima estão os botões das ações que podem ser feitas nessas tela e na parte FILTROS, todos os filtros que pode-se usar para busca.

Escolha buscar por Emissão ou por Vencimento. Para um melhor e mais organizado uso da tela, insira o evento, e o tipo de COBRANÇA que deseja fazer a cobrança e clique em PESQUISAR.

Serão exibidos os resultados conforme foi estipulado nos filtros. Para um exemplo, iremos escolher uma formanda para vermos o que podemos fazer para cobra-la.

Agora, iremos inserir esse formando para afinar mais a busca e para que o sistema nos mostre quantas parcelas o mesmo tem em atraso, para que possamos cobra-lo.

Iremos fazer a cobrança dessas parcelas usando o botão INTERAÇÃO.

Na tela que será aberta, pode-se ver DADOS DO DEVEDOR, como telefone, celular, representante, etc. É possível também colocar o tipo de interação, se foi uma ligação ou algo assim, um SUBTIPO como: cobrança realizada, telefone não atende, etc. e no campo HISTÓRICO, digitar um texto caso queira, com informações que obteve da interação.

Vamos fazer um exemplo de uma interação, com um histórico e o agendamento de um novo contato:

Ao clicar no botão OK, a interação será gravada em TODAS AS PARCELAS EM ATRASO na aba COBRANÇA do CONTAS A RECEBER. Para consultar e ver quando foi feita dê dois cliques em cima de qualquer parcela na tela COBRANÇAS, que o CONTAS A RECEBER em questão será aberto e em seguida clique na aba COBRANÇA, para ver a cobrança que acabou de ser realizada.

OBS: Pode-se também ver as cobranças feitas clicando no botão HISTÓRICO (tanto na tela ADICIONAR INTERAÇÃO DE COBRANÇA tanto no menu na tela COBRANÇAS).

Agora, usaremos o botão E-MAIL, onde podemos contatar o cliente via e-mail.

O modelo recebido no e-mail do cliente é um padrão fornecido pelo sistema, como o exemplo abaixo.

Clicando na seta ao lado do botão E-MAIL, pode-se encontrar as opções: COBRANÇA CUSTOMIZADA e AVISO SERVIÇO PROTEÇÃO DE CRÉDITO. Caso haja interesse em saber mais sobre essas opções, consulte nosso suporte.

O botão CARTA, tem a mesma função que o botão e-mail, porém, é aberta na tela uma imagem igual o e-mail que é enviado ao formando.

Na tela, o usuário pode:  imprimir(clicando com o botão direito), gerar um PDF, abrir a carta em um navegador, enviar via whatsapp ou enviar por e-mail.

E também, clicando na seta ao lado do botão CARTA, pode-se encontrar a opção: CARTA CUSTOMIZADA. Caso haja interesse  saber mais sobre essa opção, consulte nosso suporte.
Agora, usaremos o botão WHATSAPP/SMS (Para saber mais como utilizar envio de mensagens via whatsapp pelo nosso sistema, confira o vídeo -> https://www.youtube.com/watch?v=8Dd7nLkpmF4) onde podemos enviar uma mensagem via whatsapp ou por SMS para o cliente, direto do sistema.
 Ao clicar no botão, a seguinte opção será aberta:
 Ao selecionar SMS, a seguinte tela será aberta:
Nela, podemos digitar uma mensagem manualmente, mas caso queira que a mensagem seja salva como padrão para futuros envios, clique no botão ✅. *É possível permitir que o destinatário responda a mensagem ou não.*
Clique em CONTINUAR e a seguinte tela mostrará os números de telefone que constam no cadastro desse formando.
Selecione os números para qual deseja enviar a mensagem e clique em ✅.
 

Clicando em IMPRIMIR, é mostrado em tela uma relação dos contas  a receber em aberto  com TOTAL PARCELAS, TOTAL MULTA, TOTAL JUROS e TOTAL GERAL, para que possa ser impresso.

 
 Ao clicar no botão RELATÓRIO, o sistema abrirá a tela RELATÓRIOS DE CONTAS A RECEBER/RECEBIDAS, caso o usuário queira consulta algum relatório, usando os filtros dessa tela.
 
 Ao clicar em HISTÓRICO, será aberta a tela RELATÓRIO DE COBRANÇAS EFETUADAS, caso o usuário queira checar algo usando os filtros da tela. Clicando na setinha ao lado, pode ser visto as opções HISTÓRICO DESSE PARTICIPANTE (RELATÓRIO) e RELATÓRIO DESSE PARTICIPANTE(TELA).
Clicando em RENEGOCIAR, uma tela mostrando todas as parcelas do participante será aberta caso o usuário que esta realizando a cobrança queira fazer uma renegociação para esse formando.
 
Clicando em FORMULÁRIO, será mostrado um formulário em tela, caso o usuário queira imprimir e usar para fazer a cobrança.
 
 Clicando em INFO, uma tela será aberta mostrando dados da venda como: VENDA, CONFIRMADA, PRODUÇÃO, FINALIZAÇÃO e ENTREGA.
 

 Clicando na setinha ao lado, será mostrado a opção DADOS DA VENDA, onde pode-se abrir a venda para ver mais informações caso precise.

Clicando em AGENDA, é aberta a tela de pesquisa de agenda, caso o usuário que esta fazendo a cobrança queira buscar alguma informação relacionado a agenda.

E por ultimo, clicando em CADASTRO, é aberto o cadastro do cliente, caso o usuário que esta fazendo a cobrança do formando, queira mais informações sobre o mesmo.