[SiEmpresarial/SiOfi] Copiar Endereço de Estoque para todas as Empresas Ativas

Nesta postagem iremos mostrar como adicionar o mesmo endereço de estoque para todas as empresas ativas de uma vez só.

Para isso deve acessar o cadastro do produto que deseja copiar o endereço, já dentro do cadastro do produto acesse a aba Estoque, em seguida selecione o a pequena engrenagem destacada em vermelho para copiar o endereço, ao clicar será exibido a caixa para confirmar, após confirmar o endereço já constará para todas as empresas ativas.

Importante: O mesmo produto deve constar nas 2 empresas ativas

[SiEmpresarial/SiOfi] Aplicando Condições Comerciais para Todas as Empresas Ativas

Neste post vamos mostrar como aplicar uma condição comercial de um determinado produto para todas as empresas ativas ao mesmo tempo.

Para acessar esta aplicação deve primeiro ir no cadastro de produtos do seu sistema:

Ao ser aberto a tela do cadastro do produto é necessário que pesquise pelo produto e abra ele, em seguida deve seguir para a aba Condições, se seu sistema for o SiOfi esta aba chamará Condições Comerciais, após acessar a aba deve usar o botão Aplicar Custos para Todas as Empresas Ativas destacados em vermelho para o SiEmpresarial e o Siofi:

 

SIOFI:

SIEMPRESARIAL:

Após clicar no botão para fazer a aplicação ele perguntará se quer confirmar atualização das condições, então clique em SIM e pronto, todas as empresas ativas irão receber as mesmas condições comerciais para o produto selecionado:

[SiEmpresarial/SiOfi] Alterações em Lote de Produtos

Nessa postagem vamos mostrar a funcionalidade de fazer alterações em lote nos produtos cadastrados.

Pra isso basta seguir o caminho

Cadastro Gerais >> Produtos >> Alterações em Lote de Produtos

Esta tela é dividida em três partes: os filtros de pesquisa, a tabela que listará os produtos e os campos que deseja alterar.
Após fazer a parte de filtro e usar a pesquisa para gerar os resultados, basta selecionar os itens que precisa e preencher os campos que necessita ajustar e depois “CONCLUIR” Uma mensagem questionando a confirmação dos respectivos dados irá aparecer na tela, após aparecerá outra mensagem.
“Dados alterados com sucesso! Deseja limpar dados de alteração”
Essa escolha vai partir de você, o sistema quer saber se pode ou não apagar o campo no qual foi selecionado a alteração, as vezes você vai usar outro filtro mas fara a mesma alteração, por esse motivo ele sempre perguntará antes.

Para finalizar, basta olhar lá no cadastro dos itens que você ajustou somente para confirmar se foi feito as alterações.

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos/SiForm] Exportar uma Impressão

Nesta postagems mostraremos como fazer para exportar uma impressão de pedido de venda ou relatório de maneira rápida para formato de PDF será mostrado os passos.

Com a tela de impressão já pronta utilize o botão com símbolo de CARTA para exportar, fica situado na parte superior da tela de impressão:

Em seguida deve ir escolhendo o formato que deseja salvar e ir escolhendo OK para avançar:

e por fim basta escolher o local que irá salvar e pronto:

[SiEmpresarial/SiOfi/SiForm/SiEventos] Cadastrar Planos de Pagamento

Nesta postagem estaremos mostrando como fazer o cadastro de planos de pagamentos para usar nos pedidos de vendas, criação de lançamentos, vendas para formandos, parcelas de pagamento de formaturas, entre outros.

Para cadastrar um novo plano deve seguir em  Cadastros Gerais>Plano de Pagamento ou Cadastros Gerias>Financeiro>Plano de Pagamento:

 

 

 

 

 

Será aberto a tela de Plano de Pagamento, nela deverá clicar em NOVO para fazer um novo plano:

Então será necessário mexer nos dados do plano e nas parcelas, nos Dados do Plano de Pagamento destacado em vermelho na imagem abaixo adicione uma descrição para o plano e marque a opção de ENTRADA para quando é feito notas de entrada, marque a opção CONDIÇÃO DE VENDA para pedidos de venda, ordem de serviço e outros. Como exemplo na descrição foi usado 40 parcelas iguais, então agora iremos para a parte de Parcelas destacado em verde, nela iremos adicionar no campo Parcelas Iguais o numero de parcelas desejas e iremos apertar ENTER no teclado para que o sistema adicione as parcelas automaticamente.

IMPORTANTE: O campo PARCELAS IGUAIS faz com que o sistema adicione as parcelas para você automaticamente, mas o sistema divide automaticamente as parcelas com prazos de 30 dias, então use esta opção se for criar parcelas com prazos de pagamento de 30 em 30 dias. Caso queira períodos menores ou maiores que 30 dias não use a opção de parcelas iguais.

Agora apresentando o caso dito acima, se forem prazos diferentes de 30 dias, vamos mostrar como adicionar prazos diferentes, primeiro adicione uma descrição que possa entender do tipo de plano de pagamento, neste exemplo foi usado na descrição 4 parcelas para cada 15 dias, então prazos de 15 em 15 dias, para que possa montar o plano de pagamento é necessário usar o botão com símbolo de MAIS para adicionar as parcelas ao novo plano de pagamento, será aberto a tela para incluir a parcela, nela informe os dias e a porcentagem correta, lembrando que a porcentagem deve ser calculada corretamente entre as parcelas e finalizando com 100% do total.

Quando acabar de adicionar as parcelas salve o cadastro e já poderá usar o novo plano.

[SiEmpresarial/SiOfi] Liberação da aba Condições no cadastro de um produto

Mostraremos nesta postagem como pode ser feito a liberação da aba Condições na tela de cadastro de produtos.

A liberação pode é feita na tela de permissões dos usuários, é possível acessá-la de dois lugares, o primeiro é em Configurações>Configurar Permissões:

O segundo local é no cadastro de usuários, deverá ir em Cadastros Gerais>Usuario:

Aparecendo a tela de cadastro do usuário deverá ir na aba Senhas e clicar no botão Config. Permissões:

Qualquer um dos dois caminhos mostrados acima abrirá a tela de permissões, abrindo a tela você deverá escolher o usuário que irá fazer a liberação da aba e em seguida procurar a linha que se refere ao cadastro de produtos e adicionar um X na aba4 para fazer a liberação:

 

[SiEmpresarial/SiOfi] Cadastrando Serviços

Neste postagem vamos estar mostrando como cadastrar serviços no sistema. Exemplo:

Para Clientes que usam o SiOfi, é possível cadastrar serviços como alinhamento e balanceamento, troca de óleo, revisão de veículo, troca de peças, entre outros. Para cliente que usam SiEmpresarial são serviços como soldas, fundição, corte de chapas, corte de madeiras, entre outros.

Para acessar a tela de serviços deve ir em Cadastros Gerais>Serviços:

Será aberto a tela de serviços:

Para cadastrar um novo serviço clique no botão NOVO destacado em amarelo, faça o preenchimento dos dados do serviço e após acabar deve clicar em SALVAR destacado em vermelho:

No momento que clica em salvar vai aparecer as empresas ativas para preencher os valores de tabela, pode trabalhar com várias tabelas, basta clicar duas vezes no campo VLR UNITÁRIO para colocar o valor:

A etapa final vem os Valores Fiscais desse serviço que acabou de cadastrar:

Nos valores é importante saber que até pode deixar os campos fiscais em branco, mas é necessário colocá-los para a emissão de notas fiscais de serviço (NFS-e), os campos principais de NFS-e são Cod.Serviço Nfe e Cod.Tributação Municipio, sem eles as notas destes serviços não podem ser emitidas.

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos] CPF/CNPJ de Terceiro Autorizado

Neste post estaremos mostrando como habilitar uma terceira pessoa ou uma terceira empresa para baixar as notas que sua empresa emitiu. Por padrão no sistema, somente quem pode ter acesso a essas notas é o emitente dela, destinatário e a transportadora, isso se for colocado na nota.

Importante: O CNPJ ou CPF que for informado deve estar vinculado ao certificado digital que a empresa ou pessoa utiliza.

Para habilitar o terceiro no seu sistema deve ir na aba Configurações>Parâmetros do Sistema:

Após acessar os parâmetros, vá em NFe/NFSe/NFCe/MDFe/DFe, haverá um campo chamado CPF/CNPJ Teerc. Autorizado:

Basta apenas incluir o CPF ou CNPJ no campo e salvar.

[SiEmpresarial/SiOfi] Contagem de Estoque

Neste post vamos ensinar a fazer a contagem do seu estoque cadastrado no sistema e fazer as devidas alterações do estoque.

Primeiro deve acessar a tela de contagem de estoque, se estiver usando o SiEmpresarial deve ir na aba Estoque>Inventário do Estoque>Contagem do Estoque:

Agora se você utiliza o SiOfi, vá na aba Estoque>Contagem do Estoque:

Os dois caminhos abrirão a tela de contagem de estoque:

Primeiro passo é pesquisar os produtos utilizando o campo Busca, quando digitar o nome do produto logo abaixo começará a ser exibido os produtos relacionados:

Selecione os produtos que deseja alterar o estoque marcando a caixa ao lado de cada produto ou se for todos os produtos clique em selecionar todos, após selecionar os produtos clique em Adicionar:

Após clicar em adicionar os produtos são colocados no outro lado da tela para que possa fazer as alterações:

Há duas colunas que deve se atentar, que são Disponível e Correta, a coluna disponível é a disponibilidade de produtos atual no sistema, na coluna correta é onde irá fazer as alterações, para alterar clique duas vezes sobre o campo da coluna correta:

Após alterar todos os produtos corretamente você pode confirmar esta alteração ou pode continuar alterando outros produtos sem sair da tela, se precisar alterar mais produtos volte ao campo busca e digite outros produtos:

Ao digitar outros produtos e selecioná-los basta somente clicar em adicionar novamente que os produtos que acabou de pesquisar vão se juntar aos produtos que já alterou:

Importante: quando está fazendo alterações nos produtos, se certifique que está mudando os produtos corretos, por exemplo, se jogar um produto na tela para alterar mas não fizer alterações nele e acabar confirmando, o produto irá com disponibilidade zero para o estoque. Para resolver isso pode utilizar o botão Remover, não use o botão Limpar porque ele apagará todos os produtos e as alterações que já tenha feito.

Para abrir um cadastro de um produto apenas selecione o produto que deseja abrir e clique no botão logo abaixo escrito Cadastro:

Se todas as alterações foram feitas corretamente clique em confirmar e clique em sim para realizar as alterações:

Confira no vídeo abaixo sobre Contagem do Estoque no nosso canal:

[SiEmpresarial/SiOfi] Atualizando Tabela NCM/IBTP

Neste post iremos mostrar como é possível fazer a atualização da classificação fiscal através do NCM e tabela IBTP.

Há duas formas de fazer a atualização de Tabela NCM/IPBT, pode utilizar a tela de Classificação Fiscal atualizando apenas um ou alguns NCM apenas, ou para fazer a atualização de todos utilizando a atualização do sistema.

Primeiro iremos até a tela de classificação fiscal, vá em Cadastros Gerais>Fiscal, se estiver usando o SiEmpresarial estará disponível por nome NCM, se estiver usando o SiOfi estará disponível como Classificação Fiscal NCM:

Será aberto a tela de classificação fiscal, nela iremos buscar o NCM clicando e Buscar IBPT:

Insira o número do NCM que deseja abrir e atualizar:

Após digitar o NCM os valores que serão preenchidos na tabela serão atualizados automaticamente, lembrando que será atualizado apenas o NCM do produto que está pesquisando, apenas clique em salvar que os valores serão salvos:

A segunda forma de atualizar a tabela mas com todo os NCM totalmente atualizado. Para fazer essa atualização vá na tela de login do sistema e clique no botão de engrenagem, em seguida na caixa verde de atualização:

Então haverá um botão na parte inferior a direita escrito Atualizar NCM-IBPT: