[SiOfi/SiEmpresarial] Adicionado documento/imagem ao contas a pagar

Agora é possivel adicionar qualquer tipo de documento a um lançamento ja existe no contas a pagar.

Basta abrir o lançamento e ir na aba documento.

Voce pode adicionar de duas formas:

  • Clicando no + para selecionar um arquivo que ja existe no seu computador;
  • Clicando no colar para pegar uma imagem que voce copiou em uma pagina da internet ou ferramenta de captura.

Adicionar boletos gerados no e-mail da NF-e

É possível anexar as informações do boleto automaticamente ao enviar uma NF-e por e-mail no sistema.

Após emitir o boleto e transmitir a NF-e, abra a NF-e e clique em “NF-e > Enviar Email XML/PDF”



O sistema vai verificar automaticamente se há boletos gerados nos lançamentos vinculados a nota fiscal, se caso houver vai aparecer a seguinte mensagem:


Após clicar em sim será anexado no corpo do e-mail as informações referente ao(s) boleto(s): Vencimento, Parcelas, Valor, Linha Digitável e o link para baixar o arquivo pdf


[SiEmpresarial, SiOfi, SiEventos] – Personalizar o assunto do e-mail da tela de NF-e

É possível padronizar/personalizar o assunto do e-mail enviado na tela de NF-e. O procedimento é feito na tela de Parâmetros do Sistema. Veja o passo a passo a seguir:

Vá até Configurações > Parâmetros do Sistema e navegue até a aba NFe / NFSe. O assunto será personalizado no campo Assunto Email NFe




É possível incluir no assunto do e-mail as informações: Número da nota fiscal, data de saída e o nome do destinatário usando as seguintes Tags: #NUMERONOTAFISCAL, #DATASAIDA e #DESTINATARIO.
No exemplo a baixo vou criar o assunto: PDF/XML NF-e #NUMERONOTAFISCAL#DATASAIDA – #DESTINATARIO


Ao usar a função de envio de e-mail da tela de NFe (NF-e > Enviar E-mail XML/PDF) o assunto será preenchido conforme pré-definido


[SiEmpresarial/SiOfi] NFe -Prévia da DANFe

Nesta postagem mostraremos como gerar uma prévia da sua nota fiscal para enviar a um fornecedor ou para algum cliente. A finalidade da prévia é para conferência dos dados inseridos na nota antes da emissão da transmissão dela, isso evita futuras cartas de correção e cancelamentos de nota para correção de dados.

Para gerar a prévia da nota abra sua nota fiscal no sistema, sem seguida clique no botão ao lado do botão NFe para expandir mais opções, logo que expandir encontrará a opção PREVIEW NFE:

Após clicar na opção preview será aberto uma nova janela mostrando uma prévia da danfe, lembrando que essa nota não possui valor fiscal, deve usada para conferência de informações.

Observação: A prévia da nota somente pode ser usada em notas que ainda não foram transmitidas, caso escolha uma nota que já possui dados de autorização e tente gerar uma prévia, o sistema irá alertar sobre a emissão dela.

Exemplo:

[SiEmpresarial\SiOfi] Nota de Devolução Manual. Como Fazer?

Nesta postagem estaremos mostrando como emitir uma nota fiscal de devolução. Pelo sistema é possível gerar uma nota completa de devolução de compra, mas nessa postagem vamos mostrar como fazê-la de forma manual, essa nota manual não serve apenas para devolução de compra, mas para produtos devolvidos com operações de garantia e remessas para conserto.

Para acessar a tela da nota basta clicar no botão Nota Fiscal:


Abrindo a tela da nota basta clicar no botão Novo, em seguida clique na opção Devolução:

Após selecionar a operação adicione o destinatário da nota e siga para a aba Produtos para incluir os produtos devolvidos:

Importante: esta nota tem o CFOP 5.411 que indica a operação de devolução de compra, quando for fazer a nota de devolução é preciso usar o CFOP correto para a caracterização da nota, cada natureza de operação tem uma numeração diferente, caso não saiba qual CFOP deve ser utilizado consulte seu contador para que possa orientá-lo(a).

Faça a inclusão do produto, coloque o mesmo CFOP utilizado na nota, adicione os devidos valores fiscais e coloque a quantidade devolvida no produto:

Em seguida siga para a aba NFe da nota:

Nela haverá 2 coisas importantes para finalizar a montagem, a primeira é mexer na finalidade da nota que está destacado em vermelho, depois é necessário referenciar a nota original, destacado em verde, na referência é necessário adicionar a chave da nota original, para adicionar deve clicar no botão com símbolo de MAIS destacado em amarelo, adicione a chave e clique em OK:

Feito a referência da chave basta clicar no botão Salvar e em seguida Confirmar a nota e transmitir:

[SiEmpresarial/SiOfi] Envio de Boletos via WhatsApp no Processo de Retorno.

A F5 Software vem buscando inovações para nossos clientes, e com esse pensamento lançamos essa nova funcionalidade de envio de boleto de cobrança via WhatsApp que possibilita o envio do PDF dos boletos registrados no banco, e também o envio de agradecimento caso o cliente tenha efetivado a liquidação do boleto.

Lembrando que o WhatsApp é um modulo a parte e pode ser contratado, para demais duvidas a respeito é só entrar em contato com o nosso suporte.

A seguir vem um vídeo no qual mostra o processamento do retorno de cobrança e o envio desse PDF aos clientes.

[SiOfi] Orçamento

Veremos como fazer um orçamento de forma mais rápida e prática sem a necessidade de usar a tela de O.S

Vá até Vendas > Orçamento

Após clicar em Novo, em Dados Gerais preencha os campos Cliente e Vendedor. Nesses campos não há necessidade de vincular com nenhum cadastro de Pessoa, o campo é livre para digitação com o objetivo de agilizar o processo caso o cliente ainda não tenha cadastro no sistema. Porém caso o Cliente e/ou Vendedor já tenham cadastro, é indicado vincular. Complete os campos Plano de Pgto, Validade, E-mail Vend. e Prazo Entrg.

Na aba Produtos também não há necessidade de incluir algum produto que esteja cadastrado no sistema. Da mesma forma que Cliente e Vendedor, esse campo é livre para digitação.

A aba Serviços segue a mesma lógica.

Abaixo em Aprovação / Outros temos o campo Observação caso tenha necessidade de adicionar algum complemento.

O Status do orçamento se divide em duas etapas: Aberto -> Aprovado/Não Aprovado. O Status Aberto vem por padrão quando se cria um novo orçamento.

A próxima etapa é quando o orçamento é aprovado pelo cliente.
Para dinamizar esse processo, quando enviar o orçamento por E-mail ou Whatsapp ao cliente usando a função Enviar, o cliente receberá junto os botões/links para aprovar ou não aprovar o orçamento.

Após o cliente aprovar ou não aprovar o orçamento, basta usar o botão Sincronizar para que o status seja atualizado automaticamente.


O Status também poderá ser mudado manualmente caso necessário clicando em Aprovar ou Ñ Aprovar

Após a aprovação do orçamento basta gerar uma O.S clicando na seta ao lado do botão Aprovar > Gerar O.S.

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos]Gerando Boleto Sicredi

Quando se trata do banco Sicredi, existem alguns passos diferentes para gerar um boleto de cobrança para o cliente.
Importante: O Sicredi só aceita remessa até as 18:00hrs e, o principal, esse banco segue uma ordem esperada de arquivos de remessa, se ele está esperando que você mande o numero de remessa 00001 e acabar tendo que fazer ajustes dos boletos e enviar a remessa 00002 o banco rejeitará e você terá que fazer ajustes dentro da conta corrente para que gere a remessa correta.

Como vemos na imagem acima teremos que escolher um contas a receber para gerar o PDF desses boletos, mas diferente dos outros bancos, essa tela vai gerar apenas os PDFs dos boletos selecionados, para fazer a remessa seguimos para uma outra tela, demonstrarei na imagem a seguir.

Como demonstrei acima, para gerar a remessa precisamos selecionar a OCORRÊNCIA = REMESSA, a EMPRESA, CONTA, e também tem a opção de filtrar somente pela PESSOA que quer.
Importante ressaltar que o filtro de emissão aconselhamos a usar sempre dia a dia (exemplo: 25/01/2021 á 25/01/2021) se colocarmos uma data retroativa no inicio e uma data atual no fim, pode ocorrer duplicidade de boletos, pois nessa tela não é necessário selecionar os boletos, ela vai gerar TODOS os resultados do filtro, mesmo aqueles já gerados. Por esse motivo é importante usar o filtro de emissão dia a dia.
Já no rodapé vemos o numero da remessa que será gerada e também onde será salvo a remessa com o botão de atalho para abrir o local que gravou a remessa.

Caso o numero da remessa que o Sicredi está esperando for diferente da mostrada na tela, ideal será entrar no cadastro da conta corrente (Cadastro Gerais >> Conta corrente >> aba parâmetro) e ajustar o numero de remessa, lembrando que se nessa tela está mostrando o numero de remessa 00001 ela sempre vai gerar o próximo numero 00002
Caso tenha que editar, sempre coloque o numero anterior a remessa que você precisa.

É importante sempre processar o retorno de cobrança que o banco disponibiliza diariamente. Para saber mais sobre o assunto é só abrir esse link. http://suporte.f5sg.com.br/?p=2217