[SiEmpresarial\SiOfi] Nota de Devolução Manual. Como Fazer?

Nesta postagem estaremos mostrando como emitir uma nota fiscal de devolução. Pelo sistema é possível gerar uma nota completa de devolução de compra, mas nessa postagem vamos mostrar como fazê-la de forma manual, essa nota manual não serve apenas para devolução de compra, mas para produtos devolvidos com operações de garantia e remessas para conserto.

Para acessar a tela da nota basta clicar no botão Nota Fiscal:


Abrindo a tela da nota basta clicar no botão Novo, em seguida clique na opção Devolução:

Após selecionar a operação adicione o destinatário da nota e siga para a aba Produtos para incluir os produtos devolvidos:

Importante: esta nota tem o CFOP 5.411 que indica a operação de devolução de compra, quando for fazer a nota de devolução é preciso usar o CFOP correto para a caracterização da nota, cada natureza de operação tem uma numeração diferente, caso não saiba qual CFOP deve ser utilizado consulte seu contador para que possa orientá-lo(a).

Faça a inclusão do produto, coloque o mesmo CFOP utilizado na nota, adicione os devidos valores fiscais e coloque a quantidade devolvida no produto:

Em seguida siga para a aba NFe da nota:

Nela haverá 2 coisas importantes para finalizar a montagem, a primeira é mexer na finalidade da nota que está destacado em vermelho, depois é necessário referenciar a nota original, destacado em verde, na referência é necessário adicionar a chave da nota original, para adicionar deve clicar no botão com símbolo de MAIS destacado em amarelo, adicione a chave e clique em OK:

Feito a referência da chave basta clicar no botão Salvar e em seguida Confirmar a nota e transmitir:

[SiEmpresarial/SiOfi] Envio de Boletos via WhatsApp no Processo de Retorno.

A F5 Software vem buscando inovações para nossos clientes, e com esse pensamento lançamos essa nova funcionalidade de envio de boleto de cobrança via WhatsApp que possibilita o envio do PDF dos boletos registrados no banco, e também o envio de agradecimento caso o cliente tenha efetivado a liquidação do boleto.

Lembrando que o WhatsApp é um modulo a parte e pode ser contratado, para demais duvidas a respeito é só entrar em contato com o nosso suporte.

A seguir vem um vídeo no qual mostra o processamento do retorno de cobrança e o envio desse PDF aos clientes.

[SiEmpresarial/SiOfi] Novos Filtros da Tela de Boleto

Com o objetivo de inovar, fizemos uma atualização na tela de gerar boleto com novos filtros.
Se ainda tem duvidas para chegar no processo de geração de boleto, deixamos um link no qual irá mostrar o passo a passo de como usar a tela.
http://suporte.f5sg.com.br/?p=478

Agora a tela conta com o filtro de VENCIMENTO e de CLASSIFICAÇÃO.

Quanto a opção de CLASSIFICAÇÃO também pode classificar seus contas a receber de acordo com a necessidade da sua empresa, fazendo o cadastro em Cadastro Gerais >> Classificação Contas Receber.

[SiOfi] Orçamento

Veremos como fazer um orçamento de forma mais rápida e prática sem a necessidade de usar a tela de O.S

Vá até Vendas > Orçamento

Após clicar em Novo, em Dados Gerais preencha os campos Cliente e Vendedor. Nesses campos não há necessidade de vincular com nenhum cadastro de Pessoa, o campo é livre para digitação com o objetivo de agilizar o processo caso o cliente ainda não tenha cadastro no sistema. Porém caso o Cliente e/ou Vendedor já tenham cadastro, é indicado vincular. Complete os campos Plano de Pgto, Validade, E-mail Vend. e Prazo Entrg.

Na aba Produtos também não há necessidade de incluir algum produto que esteja cadastrado no sistema. Da mesma forma que Cliente e Vendedor, esse campo é livre para digitação.

A aba Serviços segue a mesma lógica.

Abaixo em Aprovação / Outros temos o campo Observação caso tenha necessidade de adicionar algum complemento.

O Status do orçamento se divide em duas etapas: Aberto -> Aprovado/Não Aprovado. O Status Aberto vem por padrão quando se cria um novo orçamento.

A próxima etapa é quando o orçamento é aprovado pelo cliente.
Para dinamizar esse processo, quando enviar o orçamento por E-mail ou Whatsapp ao cliente usando a função Enviar, o cliente receberá junto os botões/links para aprovar ou não aprovar o orçamento.

Após o cliente aprovar ou não aprovar o orçamento, basta usar o botão Sincronizar para que o status seja atualizado automaticamente.


O Status também poderá ser mudado manualmente caso necessário clicando em Aprovar ou Ñ Aprovar

Após a aprovação do orçamento basta gerar uma O.S clicando na seta ao lado do botão Aprovar > Gerar O.S.

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos]Gerando Boleto Sicredi

Quando se trata do banco Sicredi, existem alguns passos diferentes para gerar um boleto de cobrança para o cliente.
Importante: O Sicredi só aceita remessa até as 18:00hrs e, o principal, esse banco segue uma ordem esperada de arquivos de remessa, se ele está esperando que você mande o numero de remessa 00001 e acabar tendo que fazer ajustes dos boletos e enviar a remessa 00002 o banco rejeitará e você terá que fazer ajustes dentro da conta corrente para que gere a remessa correta.

Como vemos na imagem acima teremos que escolher um contas a receber para gerar o PDF desses boletos, mas diferente dos outros bancos, essa tela vai gerar apenas os PDFs dos boletos selecionados, para fazer a remessa seguimos para uma outra tela, demonstrarei na imagem a seguir.

Como demonstrei acima, para gerar a remessa precisamos selecionar a OCORRÊNCIA = REMESSA, a EMPRESA, CONTA, e também tem a opção de filtrar somente pela PESSOA que quer.
Importante ressaltar que o filtro de emissão aconselhamos a usar sempre dia a dia (exemplo: 25/01/2021 á 25/01/2021) se colocarmos uma data retroativa no inicio e uma data atual no fim, pode ocorrer duplicidade de boletos, pois nessa tela não é necessário selecionar os boletos, ela vai gerar TODOS os resultados do filtro, mesmo aqueles já gerados. Por esse motivo é importante usar o filtro de emissão dia a dia.
Já no rodapé vemos o numero da remessa que será gerada e também onde será salvo a remessa com o botão de atalho para abrir o local que gravou a remessa.

Caso o numero da remessa que o Sicredi está esperando for diferente da mostrada na tela, ideal será entrar no cadastro da conta corrente (Cadastro Gerais >> Conta corrente >> aba parâmetro) e ajustar o numero de remessa, lembrando que se nessa tela está mostrando o numero de remessa 00001 ela sempre vai gerar o próximo numero 00002
Caso tenha que editar, sempre coloque o numero anterior a remessa que você precisa.

É importante sempre processar o retorno de cobrança que o banco disponibiliza diariamente. Para saber mais sobre o assunto é só abrir esse link. http://suporte.f5sg.com.br/?p=2217

Como utilizar a Agenda

Você já sabe que a organização e a agilidade nos processos internos traz inúmeros benefícios para uma empresa. Pensando na organização do seu dia a dia os sistemas da F5 contam com uma Agenda. Veremos nesse post como utilizar esse recurso.

O ideal é que configure para abrir a Agenda toda vez que entrar no sistema

Vá até Cadastros Gerais >> Usuários, abra o seu cadastro de usuário, desmarque a opção “NÃO Exibe Agenda na Abertura” e clique em Salvar

Caso a Agenda esteja fechada e você precisar abrir novamente, clique sobre o ícone no menu superior do sistema

Para agendar um compromisso/lembrete abra a tela da Agenda, selecione o dia que deseja dando 1 clique sobre ele e clique no ícone em formato de Sol

Na próxima janela defina a data e hora de início e a data e hora do fim. Informe o Cliente, responsável (Estes campos não são obrigatórios) e o Local. Caso necessário preencha o campo Observação. Defina o Tipo e o Departamento e clique em Salvar

Quando chegar a data e a hora você será notificado no canto esquerdo inferior da barra de tarefas do Windows

Ao clicar em um dia específico você poderá ver os eventos marcados

Você pode cadastrar um novo Tipo de Evento para Agenda em Cadastros Gerais >> Tipo Evento Agenda

Você pode gerar relatórios da Agenda por Período, Tipo e Departamento
Vá até Relatórios >> Menu de Relatórios >> Outros >> Agenda

[Painel da F5] Agendamento de envio de arquivos fiscais

A F5 em busca de automatizar tarefas rotineiras agora oferece aos usuários dos sistemas a funcionalidade de enviar automaticamente no primeiro dia de todo mês os arquivos fiscais (NFe/NFSe/NFCe/DFe) por e-mail.
Acesse o Painel e faça login.
Caso não tenha acesso entre em contato conosco pelos canais de suporte.
Após fazer login vá até Fiscal >> Envio de Arquivos – Mensal

 
 
Em Lista de E-mails coloque os e-mails para quem deseja agendar o envio dos arquivos, caso seja mais de 1 e-mail separe com “;” e clique em Salvar. Será enviado os arquivos de todas as empresas ativas automaticamente.

 
 
Caso necessite você poderá enviar os arquivos de períodos anteriores. No campo Período, clique na seta em destaque

 
 
 
Selecione a data desejada

 
 
 
Após selecionar a data clique em Enviar.

 
 
Atenção: Ao enviar manualmente atente-se para a empresa ativa selecionada e mude se necessário clicando no canto superior direito no nome da empresa

 
 

[SiOFI] Emissão de NF-e na Conclusão de Ordem de Serviço

No sistema SiOfi, há uma nova funcionalidade que foi inserida no momento de concluir uma Ordem de Serviço. Esse recurso fará com que seja emitida uma NF-e de forma mais ágil.
Segue link do vídeo passo a passo de criação de uma O.S. ->  https://www.youtube.com/watch?v=vJaQGUdb4WU&t=16s&ab_channel=F5Software

No momento de concluir a O.S, o sistema irá mostrar uma tela para confirmação dos dados.

Observem que no final desta tela foi adicionado a função de GERAR NF-E e ABRIR TELA NF-E quando marcar para que seja feito esses dois processos o sistema irá gerar em tela a Nota Fiscal e abri para que faça os passos até transmitir.

 

[SiEmpresarial/SiOfi] Funcionalidades na Pesquisa do Contas a Pagar

Há uma nova funcionalidade na tela de pesquisa do contas a pagar que são algumas funções rápidas, para que o processo dentro do sistema se torne mais ágil.
Caso tenha dúvidas sobre contas a pagar, temos um vídeo passo a passo que pode lhe ajudar: https://www.youtube.com/watch?v=P1yfWjVCDz8&t=9s

Essa nova funcionalidade se encontra na tela de pesquisa, quando é filtrado um contas a pagar, seja ele quitado ou em aberto, terá a opção de clicar com o botão direito do mouse e apareceram as seguinte opções;
Aprovar Contas a Pagar: Dependendo do controle da empresa existe a possibilidade de exigir aprovação para cada plano de contas.
Cancelar Aprovação: Para aqueles que foram aprovados erroneamente.
Baixa Rápida: Vai te ajudar a quitar mais rapidamente o pagamento sem necessidade de entrar no lançamento e clicar em BAIXAR.
Estorna Contas a Pagar: Essa opção é válida somente para aqueles lançamentos que estão com o status QUITADO, possibilitando mais rapidamente estornar sem precisar abrir o lançamento.

Quanto a Baixa Rápida, na imagem a seguir é mostrado os campos que irão aparecer quando optar por essa funcionalidade

Observe que o sistema vai te dar opções simples e mais rápidas de fazer a baixa do contas a pagar, após clicar em OK o lançamento já é quitado automaticamente.