[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos]Gerando Boleto Sicredi

Quando se trata do banco Sicredi, existem alguns passos diferentes para gerar um boleto de cobrança para o cliente.
Importante: O Sicredi só aceita remessa até as 18:00hrs e, o principal, esse banco segue uma ordem esperada de arquivos de remessa, se ele está esperando que você mande o numero de remessa 00001 e acabar tendo que fazer ajustes dos boletos e enviar a remessa 00002 o banco rejeitará e você terá que fazer ajustes dentro da conta corrente para que gere a remessa correta.

Como vemos na imagem acima teremos que escolher um contas a receber para gerar o PDF desses boletos, mas diferente dos outros bancos, essa tela vai gerar apenas os PDFs dos boletos selecionados, para fazer a remessa seguimos para uma outra tela, demonstrarei na imagem a seguir.

Como demonstrei acima, para gerar a remessa precisamos selecionar a OCORRÊNCIA = REMESSA, a EMPRESA, CONTA, e também tem a opção de filtrar somente pela PESSOA que quer.
Importante ressaltar que o filtro de emissão aconselhamos a usar sempre dia a dia (exemplo: 25/01/2021 á 25/01/2021) se colocarmos uma data retroativa no inicio e uma data atual no fim, pode ocorrer duplicidade de boletos, pois nessa tela não é necessário selecionar os boletos, ela vai gerar TODOS os resultados do filtro, mesmo aqueles já gerados. Por esse motivo é importante usar o filtro de emissão dia a dia.
Já no rodapé vemos o numero da remessa que será gerada e também onde será salvo a remessa com o botão de atalho para abrir o local que gravou a remessa.

Caso o numero da remessa que o Sicredi está esperando for diferente da mostrada na tela, ideal será entrar no cadastro da conta corrente (Cadastro Gerais >> Conta corrente >> aba parâmetro) e ajustar o numero de remessa, lembrando que se nessa tela está mostrando o numero de remessa 00001 ela sempre vai gerar o próximo numero 00002
Caso tenha que editar, sempre coloque o numero anterior a remessa que você precisa.

É importante sempre processar o retorno de cobrança que o banco disponibiliza diariamente. Para saber mais sobre o assunto é só abrir esse link. http://suporte.f5sg.com.br/?p=2217

Como utilizar a Agenda

Você já sabe que a organização e a agilidade nos processos internos traz inúmeros benefícios para uma empresa. Pensando na organização do seu dia a dia os sistemas da F5 contam com uma Agenda. Veremos nesse post como utilizar esse recurso.

O ideal é que configure para abrir a Agenda toda vez que entrar no sistema

Vá até Cadastros Gerais >> Usuários, abra o seu cadastro de usuário, desmarque a opção “NÃO Exibe Agenda na Abertura” e clique em Salvar

Caso a Agenda esteja fechada e você precisar abrir novamente, clique sobre o ícone no menu superior do sistema

Para agendar um compromisso/lembrete abra a tela da Agenda, selecione o dia que deseja dando 1 clique sobre ele e clique no ícone em formato de Sol

Na próxima janela defina a data e hora de início e a data e hora do fim. Informe o Cliente, responsável (Estes campos não são obrigatórios) e o Local. Caso necessário preencha o campo Observação. Defina o Tipo e o Departamento e clique em Salvar

Quando chegar a data e a hora você será notificado no canto esquerdo inferior da barra de tarefas do Windows

Ao clicar em um dia específico você poderá ver os eventos marcados

Você pode cadastrar um novo Tipo de Evento para Agenda em Cadastros Gerais >> Tipo Evento Agenda

Você pode gerar relatórios da Agenda por Período, Tipo e Departamento
Vá até Relatórios >> Menu de Relatórios >> Outros >> Agenda

[Painel da F5] Agendamento de envio de arquivos fiscais

A F5 em busca de automatizar tarefas rotineiras agora oferece aos usuários dos sistemas a funcionalidade de enviar automaticamente no primeiro dia de todo mês os arquivos fiscais (NFe/NFSe/NFCe/DFe) por e-mail.
Acesse o Painel e faça login.
Caso não tenha acesso entre em contato conosco pelos canais de suporte.
Após fazer login vá até Fiscal >> Envio de Arquivos – Mensal

 
 
Em Lista de E-mails coloque os e-mails para quem deseja agendar o envio dos arquivos, caso seja mais de 1 e-mail separe com “;” e clique em Salvar. Será enviado os arquivos de todas as empresas ativas automaticamente.

 
 
Caso necessite você poderá enviar os arquivos de períodos anteriores. No campo Período, clique na seta em destaque

 
 
 
Selecione a data desejada

 
 
 
Após selecionar a data clique em Enviar.

 
 
Atenção: Ao enviar manualmente atente-se para a empresa ativa selecionada e mude se necessário clicando no canto superior direito no nome da empresa

 
 

[SiForm] Anexando contrato de formandos

No sistema SiForm, é possível anexar um contrato de um formando (podendo ser em PDF ou foto) direto no formando, dentro do evento.

Antes de começarmos, iremos definir onde serão armazenados esses contratos. O ideal é criarmos uma pasta dentro da pasta do sistema SiForm. *Caso a empresa possua vários computadores, é importante salvar as fotos em uma pasta que esteja compartilhada em REDE, para que todos os usuários possam ver os contratos, caso seja necessário.*

Em seu computador, vá até a pasta C:\SiForm\.

Caso dentro dessa pasta não possua a pasta EVENTOS, crie.

Dentro dessa pasta EVENTOS, crie UMA PASTA PARA CADA EVENTO que deseja incluir contratos dos formandos. Para o nome da pasta, pode ser usado o código do evento ou nome, fica a critério da empresa.

Neste caso criaremos a pasta com o código do evento.

Abra a pasta do evento criado e crie uma pasta com o código do formando ou nome, fica a critério da empresa. Com a pasta aberta, insira o contrato, manualmente, conforme a imagem abaixo.

Agora no sistema, clique no botão EVENTOS ou vá até EVENTOS>GERENCIAR EVENTOS.

Com a tela aberta, procure pelo evento que quer anexar contratos aos participantes e abra-o.

Com o evento aberto, clique na aba PARTICIPANTES.

Encontre o formando que será inserido o contrato e dê dois clique para abrir.

Com a tela do formando aberta, clique na aba GED e em seguida no botão ➕ ADIC. ARQUIVO.

Selecione o arquivo que está dentro da pasta do evento, para o formando em questão.
Ao ser selecionado, o sistema pedirá que você insira uma descrição para esse arquivo, que será mostrado na coluna LEGENDA, da tela GED.  Ao dar dois cliques no documento, será mostrado no visualizador do lado direito da tela, o contrato que está dentro da pasta do evento, dentro da pasta do formando.
*Importante*: Esse processo deve ser feito em todos os formandos no qual queira ser inserido um contrato.

[SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos/SiForm] Exportar uma Impressão

Nesta postagems mostraremos como fazer para exportar uma impressão de pedido de venda ou relatório de maneira rápida para formato de PDF será mostrado os passos.

Com a tela de impressão já pronta utilize o botão com símbolo de CARTA para exportar, fica situado na parte superior da tela de impressão:

Em seguida deve ir escolhendo o formato que deseja salvar e ir escolhendo OK para avançar:

e por fim basta escolher o local que irá salvar e pronto:

[SiEmpresarial/SiOfi/SiForm/SiEventos] Cadastrar Planos de Pagamento

Nesta postagem estaremos mostrando como fazer o cadastro de planos de pagamentos para usar nos pedidos de vendas, criação de lançamentos, vendas para formandos, parcelas de pagamento de formaturas, entre outros.

Para cadastrar um novo plano deve seguir em  Cadastros Gerais>Plano de Pagamento ou Cadastros Gerias>Financeiro>Plano de Pagamento:

 

 

 

 

 

Será aberto a tela de Plano de Pagamento, nela deverá clicar em NOVO para fazer um novo plano:

Então será necessário mexer nos dados do plano e nas parcelas, nos Dados do Plano de Pagamento destacado em vermelho na imagem abaixo adicione uma descrição para o plano e marque a opção de ENTRADA para quando é feito notas de entrada, marque a opção CONDIÇÃO DE VENDA para pedidos de venda, ordem de serviço e outros. Como exemplo na descrição foi usado 40 parcelas iguais, então agora iremos para a parte de Parcelas destacado em verde, nela iremos adicionar no campo Parcelas Iguais o numero de parcelas desejas e iremos apertar ENTER no teclado para que o sistema adicione as parcelas automaticamente.

IMPORTANTE: O campo PARCELAS IGUAIS faz com que o sistema adicione as parcelas para você automaticamente, mas o sistema divide automaticamente as parcelas com prazos de 30 dias, então use esta opção se for criar parcelas com prazos de pagamento de 30 em 30 dias. Caso queira períodos menores ou maiores que 30 dias não use a opção de parcelas iguais.

Agora apresentando o caso dito acima, se forem prazos diferentes de 30 dias, vamos mostrar como adicionar prazos diferentes, primeiro adicione uma descrição que possa entender do tipo de plano de pagamento, neste exemplo foi usado na descrição 4 parcelas para cada 15 dias, então prazos de 15 em 15 dias, para que possa montar o plano de pagamento é necessário usar o botão com símbolo de MAIS para adicionar as parcelas ao novo plano de pagamento, será aberto a tela para incluir a parcela, nela informe os dias e a porcentagem correta, lembrando que a porcentagem deve ser calculada corretamente entre as parcelas e finalizando com 100% do total.

Quando acabar de adicionar as parcelas salve o cadastro e já poderá usar o novo plano.

Ajuste de valores de CONTA/CAIXA

*ESSE PROCEDIMENTO É INDICADO QUANDO SERÁ COLOCADO O SALDO INICIAL DA(S) CONTA(S) OU EM ALGUNS OUTROS CASOS ESPECÍFICOS ONDE É NECESSÁRIO AJUSTAR ALGUNS SALDOS*

As vezes pode ocorrer da empresa precisar ajustar valores que estão em alguns CAIXAS, querendo debitar até acertar o valor ou creditar. Caso isso ocorra, pode-se fazer MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA. Para isso, siga os passos:

Será aberta a seguinte tela, clique no botão INCLUIR TRANSF.

A seguinte tela será aberta:

Com tudo certo, clique em OK e depois verifique se o valor em caixa da conta selecionada está correto.

[SiEmpresarial | SiForm | SiOfi] – Contas a Receber

Com a função de contas a receber o usuário consegue efetuar recebimentos de diversas maneiras, desde um único recebimento até mesmo vários recebimentos simultâneos.

Para estar utilizando essa função, basta clicar na opção Contas a Receber localizada no menu superior dos nossos ERPs.

Com a tela do contas a receber você pode dar baixa nos recebimentos das seguintes maneiras:

  • Baixa Individual – Que consiste em dar baixa em um único recebimento gerado a partir de um pedido de venda ou manualmente.
  • Estorno de caixa – Retorna o dinheiro que foi pago no recebimento em caso de cobrança indevida ou algo que possa não estar correto com o recebimento em si.

Além dessas opções, temos a opção de Baixa em Lote do Contas a receber, essa opção pode ser acessada de duas maneiras, a primeira através do “Menu Financeiro > Contas a Receber > Baixa em Lote” e a segunda clicando no símbolo de “$” na tela de pesquisa. A vantagem de se utilizar a segunda opção é que se o usuário tiver efetuado uma pesquisa antes, o Baixa em lote abrirá contendo a pesquisa feita anteriormente.

 

Para mais informações veja o vídeo abaixo:

[SiEmpresarial/SiOfi/SiForm] Controle Cheque de Terceiros

É muito comum hoje em dia diversos clientes fazerem uso de cheques para efetuar o pagamento dos pedidos. Pensando nisso, nosso ERP oferece diversas soluções para controlar os cheques de terceiros que entram no sistema.

Existem 3 maneiras de se dar entrada em cheques de terceiros em nosso ERP, que são:

  • Entrada do cheque pelo Contas a Receber
  • Entrada do cheque pelo Baixa em Lote do Contas a Receber
  • Entrada manual do cheque pelo Controle de cheque de Terceiros

Além de dar entrada dos cheques em nosso ERP, o usuário consegue também fazer alterações no cheque, além de efetuar diversas operações, como por exemplo:

  • Operação de Deposito de cheques
  • Operação de Devolução de cheques
  • Operação de Repasse de cheque
  • Operação de Cheque Descontado
  • Operação de Cheque Liquidado

Para mais detalhes de como utilizar as opções de cheque veja o vídeo abaixo:

[SiEventos] Agenda, equipe e romaneio

É muito comum no dia a dia de uma empresa de gestão de eventos, você precisar fazer o agendamento das equipes e orçamentar todos os custos que terão com elas.

No intuito de facilitar essas tarefas do dia a dia, foram desenvolvidas as funções Agenda, Equipe e Romaneio.

A seguir, uma breve descrição do que cada uma dessas funções é capaz:

  • Agenda: Com a agenda você consegue planejar o evento em detalhes. Como por exemplo, desde a entrada dos formandos e convidados em uma colação de grau até o a sua saída.
  • Equipe: Nessa função, você deixa cadastrado quem são as pessoas que farão parte da equipe que irá executar aquele evento em questão.
  • Romaneio: Na função de romaneio, é onde calcula-se todo o custo que será colocado na equipe além do cachê, como por exemplo, lanche, combustível pedágio e entre outros.

Para ter acesso a essas funções, basta você clicar na opção Eventos, selecionar um evento existente ou cadastrar um novo. Com o evento cadastrado, clique na aba Agenda e cadastre um novo agendamento, feito isso, basta dar um duplo clique nesse mesmo agendamento para ter acesso as opções de Equipe e Romaneio.

Para informações mais detalhadas, assista o vídeo abaixo: