[SiEmpresarial] – Envio de arquivos fiscais pelo sistema

Mostraremos nesse post o passo a passo para realizar o envio de arquivos fiscais de notas emitidas por e-mail direto pelo sistema

Veja como agendar o envio automático dos arquivos fiscais: [Painel da F5] Agendamento de envio de arquivos fiscais

Vá até “Rotinas Diversas > Enviar XML > NFe/Danfe – PDF/XML – Arquivos Locais

Selecione a Empresa, o período desejado nos filtros de data e clique na lupa para pesquisar.


Ao listar, o sistema irá alertar se estiver faltando algum arquivo PDF/XML deixando as linhas das colunas ARQUIVO XML e/ou ARQUIVO PDF em vermelho.


Caso estiver faltando um ou mais arquivos faça o download antes de realizar o envio clicando no botão Baixar Arquivos Faltantes



Após se certificar de que não há nenhum arquivo faltante clique no botão Enviar PDF/XML



Preencha o E-mail do destinatário (caso necessário poderá adicionar até dois e-mails de cópia) e clique em Enviar

Adicionar boletos gerados no e-mail da NF-e

É possível anexar as informações do boleto automaticamente ao enviar uma NF-e por e-mail no sistema.

Após emitir o boleto e transmitir a NF-e, abra a NF-e e clique em “NF-e > Enviar Email XML/PDF”



O sistema vai verificar automaticamente se há boletos gerados nos lançamentos vinculados a nota fiscal, se caso houver vai aparecer a seguinte mensagem:


Após clicar em sim será anexado no corpo do e-mail as informações referente ao(s) boleto(s): Vencimento, Parcelas, Valor, Linha Digitável e o link para baixar o arquivo pdf


[SiEmpresarial] Lista de Pessoas com Pedidos a serem produzidos

Neste post mostraremos a nova atualização do sistema (versão 21.49) com mudança na tela de Controle de Produção de Pedidos.

Na tela de controle de produção dos pedidos será possível pesquisar não apenas 1 pessoa, mas várias pessoas que tem pedidos em produção, iremos mostrar o uso da lista.

Com a tela de controle de produção já aberta você poderá ver um novo ícone ao lado do campo Pessoa, clique nele para começar a busca.

Já com a tela da lista aberta iremos buscar os clientes que queremos ver os pedidos a serem produzidos, mas conforme for fazendo a busca dos clientes você deve já ir adicionando na lista que fica na tela logo abaixo, para fazer isso você deve selecionar a pessoa/cliente usando a caixa de marcação ao lado do código e depois apertar o botão com o desenho da seta verde no centro da tela, repita o processo a cada busca que fizer na tela:

Após fazer a sua lista de busca use o botão no canto inferior direito da tela para confirmar a lista e então a tela de controle de produção irá exibir os pedidos dos clientes que acabou de procurar, e notará que no filtro da tela o campo Pessoa irá exibir o nome LISTA indicando que é uma busca com várias pessoas:

[SiEmpresarial, SiOfi, SiEventos] – Personalizar o assunto do e-mail da tela de NF-e

É possível padronizar/personalizar o assunto do e-mail enviado na tela de NF-e. O procedimento é feito na tela de Parâmetros do Sistema. Veja o passo a passo a seguir:

Vá até Configurações > Parâmetros do Sistema e navegue até a aba NFe / NFSe. O assunto será personalizado no campo Assunto Email NFe




É possível incluir no assunto do e-mail as informações: Número da nota fiscal, data de saída e o nome do destinatário usando as seguintes Tags: #NUMERONOTAFISCAL, #DATASAIDA e #DESTINATARIO.
No exemplo a baixo vou criar o assunto: PDF/XML NF-e #NUMERONOTAFISCAL#DATASAIDA – #DESTINATARIO


Ao usar a função de envio de e-mail da tela de NFe (NF-e > Enviar E-mail XML/PDF) o assunto será preenchido conforme pré-definido


[SiEmpresarial] Relatório de Follow-up de Pedido de Venda

Nesta postagem estaremos mostrando um novo relatório de exibição de follow-up dos pedidos.

Para gerar o relatório siga em Relatórios>Menu de Relatórios>Vendas>Follow-Up:

Clicando na opção marcada irá abrir a janela do filtro, nela coloque o período desejado e clique em OK:

Ao clicar no OK será mostrado em formato html o relatório:

[SiEmpresarial] – Formas de recebimento no faturamento do Pedido de Venda

Veremos nesse post como gerar várias formas de recebimento de um pedido de venda

O procedimento será feito na tela de faturar o pedido de venda

No campo Valor temos o total do pedido que é R$ 300,00 nesse exemplo



Vamos gerar 2 parcelas de 150,00 com formas diferentes de recebimento. Para isso vamos selecionar o Plano, Cobrança, Forma, editar o campo Valor colocando 150,00 e apertar a tecla Enter



Repare que ao apertar Enter será expandida a tela onde será listada as parcelas que serão adicionadas.


Clique no botão Adicionar para incluir a parcela. No campo Valor ainda terá o saldo restante onde você poderá repetir o processo adicionando outra forma de recebimento.


Vamos adicionar mais uma parcela de 150,00 para zerar o saldo. Agora o botão Ok está habilitado para finalizar o faturamento



Esse procedimento também é valido ao descontar um vale crédito. Basta clicar no botão Vale. Se o valor do vale for menor que o total do pedido será adicionada uma parcela referente ao vale e para o restante do saldo basta repetir o processo feito acima.

Veja mais > Como fazer um Pedido de Venda

[SiEmpresarial] – Novos campos disponíveis para fazer alterações em lote dos produtos

Agora na alteração de produto em lote você pode alterar os campos cfop e csosn para fora do estado

também é possível aumentar a % no credito dos impostos de ICMS/IPI/PIS/COFINS

também é possível ajustar a mensagem para perfil 9 – consumidor final

Caso tenha duvida de como usar a tela confira o post que ensina usar a tela:

[SiEmpresarial/SiOfi] Alterações em Lote de Produtos

[SiEmpresarial/SiOfi] NFe -Prévia da DANFe

Nesta postagem mostraremos como gerar uma prévia da sua nota fiscal para enviar a um fornecedor ou para algum cliente. A finalidade da prévia é para conferência dos dados inseridos na nota antes da emissão da transmissão dela, isso evita futuras cartas de correção e cancelamentos de nota para correção de dados.

Para gerar a prévia da nota abra sua nota fiscal no sistema, sem seguida clique no botão ao lado do botão NFe para expandir mais opções, logo que expandir encontrará a opção PREVIEW NFE:

Após clicar na opção preview será aberto uma nova janela mostrando uma prévia da danfe, lembrando que essa nota não possui valor fiscal, deve usada para conferência de informações.

Observação: A prévia da nota somente pode ser usada em notas que ainda não foram transmitidas, caso escolha uma nota que já possui dados de autorização e tente gerar uma prévia, o sistema irá alertar sobre a emissão dela.

Exemplo:

[SiEmpresarial] – Desconto de Vale Crédito no Contas a Receber

É possível descontar um vale crédito direto em um lançamento de contas a receber. O procedimento é simples, veja a seguir o passo a passo:


Vá até o menu Vendas > Vale Desconto / Crédito, abra o vale crédito, clique no botão Utilizar e em seguida clique em Cta.Receber







Informe o valor que deseja usar e clique em Ok


Na tela que abrir selecione o(s) lançamento(s) do Contas a Receber que deseja descontar o valor do vale crédito (caso necessário poderá usar o botão Somente Atrasadas para listar as parcelas referentes) e clique em Confirmar


Caso não seja usado o valor total do haver o mesmo ficará com o saldo disponível para usar em outra ocasião

No lançamento em que foi descontado o valor do haver ficará registrado o histórico na aba Créditos/Débitos e o valor entrará no campo Desconto da aba Geral, dessa forma subtraindo do total ou até mesmo quitando o lançamento caso o valor do haver seja maior ou igual ao valor do lançamento