[SiEmpresarial] Emissão de NF-e com intermediário

Mostraremos como emitir uma NF-e com intermediário para empresas que utilizam plataformas de terceiros para vendas online.

O procedimento é bem simples. É feito no módulo de emissão de nota pela aba NFe onde foi adicionado um novo campo “intermed“. Nele será definida a operação e também será adicionado o CNPJ do Intermediário e o Identificador.

Veja com mais detalhes no vídeo abaixo:

[SiEmpresarial] Cálculo do DIFAL

Mostraremos nesse post os procedimentos necessários para que você possa calcular o valor do DIFAL e gerar o arquivo xml da guia GNRE

Importante cadastrar os NCMs com base diferenciada pela tela Cadastros Gerais > Cidades e Estados > Estados Alíquotas/Difal. Veja no vídeo abaixo o procedimento:



Importante: Revise as alíquotas dos estados para adequar a legislação da empresa. Caso seja necessário alterar basta dar um duplo clique no campo da alíquota e editar



Veja no vídeo abaixo como calcular o valor do DIFAL, gerar contas a pagar e gerar o xml da guia GNRE

[SiEmpresarial] SubStatus da tela Controle Produção de Pedidos

A tela de Controle de Produção ganha um novo filtro afim de melhorar ainda mais o controle de produção. Vamos mostrar nesse post como cadastrar e usar o SubStatus da tela de Controle de Produção de Pedidos.

Atenção: O SubStatus da tela de produção não tem relação com o SubStatus da tela de Pedido de Venda. O SubStatus do pedido de venda não é o controle individual da produção dos produtos e sim de todo o pedido.

Para cadastrar o SubStatus vá até Cadastros Gerais > Produção > Sub Status Produção. Defina os campos Código, Descrição e clique em Salvar. Crie quantas etapas forem necessárias.

Como atribuir o SubStatus na tela de Controle de Produção de Pedido: Para atribuir individualmente o SubStatus use os filtros da tela para localizar, dê 2 cliques na linha desejada e selecione em SubStatus. É possível também fazer a alteração em lote do SubStatus. Após filtrar selecione as linhas individualmente ou use o botão para selecionar todas, clique na seta ao lado do botão Edição, clique em Alterar SubStatus Produção e selecione o SubStatus desejado.

Usando essa função você terá um controle mais detalhado filtrando por etapas com o Filtro SubStatus na tela de Controle de Pedidos.

Para ver em detalhes os procedimentos assista o vídeo abaixo:



[SiEmpresarial] Controle de Pedidos de Compra

Se tratando de Pedidos de compra, o sistema fornece o controle de todas as etapas. Desde a solicitação, controle de solicitação até gerar e aprovar o Pedido. Isso tudo para que o sistema se adeque as suas regras de negócio.
Vamos ver o passo a passo de todas essas etapas.

A primeira Etapa que veremos é a tela de Solicitações (Compras > Solicitações). Através dessa tela o colaborador em seu setor específico poderá solicitar a compra de determinados produtos, seja do setor de vendas, almoxarifado, produção, etc.

Após clicar em “Novo” automaticamente será preenchido os campos com a data, empresa e o Solicitante (usuário).



Para incluir os produtos clique em Incluir +, na tela que abrir busque pelo produto desejado, coloque a quantidade necessária, preencha o campo Observação caso tenha necessidade e clique em Incluir. Repita o processo adicionando todos os produtos que deseja.



Após adicionar os produtos , se houver algum pedido que originou essa solicitação complete o campo Pedido/OS com o número do pedido e clique em salvar.



A segunda etapa é Controle de Solicitações (Compras > Controle de Solicitações). É por essa tela que o colaborador responsável irá filtrar os produtos que será gerado Pedido de Venda.

Há filtros para buscar as solicitações; Solicitante, Data Inicio / Data Fim, Ordenar e Em Aberto. Use os filtros de acordo com a necessidade e clique na lupa para pesquisar.


Temos as principais funções:

Gerar Pedido
Basta selecionar as Solicitações desejadas e clicar no botão para gerar um pedido de compra



Cancelar
Caso Não seja aprovado, selecione as solicitações e use o botão cancelar. Após cancelar a solicitação não será mais listada



Unificar
Essa função poderá ser usada para unificar produtos iguais em uma única solicitação. Vejamos no exemplo abaixo a unificação do PRODUTO Y


Após unificar o PRODUTO Y criou-se uma única solicitação com a soma total das que foram unificadas



Marcar
Use a função Marcar Caso já tenha algum pedido com o produto solicitado. Após selecionar o produto e clicar em Marcar o sistema solicitará o número do pedido de compra em que o item se encontra



A terceira etapa do controle é a tela Aprovar Pedido de Compra onde o responsável irá analisar o pedido e Aprovar ou Não Aprovar.
Caso for usar essa funcionalidade verifiquei nos parâmetros do sistema se ela está marcada (Parâmetros do sistema > Compras > Exige Aprovação Manual ao Confirmar).



Vá até Compras > Aprovar Pedido de Compra. É bem simples a utilização dessa tela. Na grid será listado os pedidos de compra que ainda não foram aprovados. Clicando 2 vezes sobre o pedido o mesmo será aberto caso tenha necessidade de ver mais detalhes. As principais funções da tela são: Aprovar e Não Aprovar.

Uma vez selecionado o pedido basta usar os botões mencionados para que o pedido seja aprovado ou não.

O responsável poderá acompanhar se o pedido de venda foi ou não foi aprovado na tela de Pedido de Compra em Aprovação



Para finalizar veremos a tela de Sugestão de Compra por Encomenda (Compras > Compras por Encomenda). Por essa tela será possível gerar solicitações de compras através de Pedidos de Vendas com o Status Confirmado. Utilize os filtros de acordo com a necessidade; Por produto, Cliente, Pedidos, etc. e clique em Pesquisar.

Será listado os produtos dos pedidos de venda Confirmados. Você poderá se guiar através das colunas da grid para identificar o Cliente, Produto e o número do Pedido de Venda para gerar o Pedido de Compra. Após selecionar clique em Gerar Pedido

Após feito, será criado um Pedido de Compra do tipo ENCOMENDA

Veja: Sugestão de Compra, Tela de Pedido de Compra

[SiEmpresarial\SiOfi] Nota de Devolução Manual. Como Fazer?

Nesta postagem estaremos mostrando como emitir uma nota fiscal de devolução. Pelo sistema é possível gerar uma nota completa de devolução de compra, mas nessa postagem vamos mostrar como fazê-la de forma manual, essa nota manual não serve apenas para devolução de compra, mas para produtos devolvidos com operações de garantia e remessas para conserto.

Para acessar a tela da nota basta clicar no botão Nota Fiscal:


Abrindo a tela da nota basta clicar no botão Novo, em seguida clique na opção Devolução:

Após selecionar a operação adicione o destinatário da nota e siga para a aba Produtos para incluir os produtos devolvidos:

Importante: esta nota tem o CFOP 5.411 que indica a operação de devolução de compra, quando for fazer a nota de devolução é preciso usar o CFOP correto para a caracterização da nota, cada natureza de operação tem uma numeração diferente, caso não saiba qual CFOP deve ser utilizado consulte seu contador para que possa orientá-lo(a).

Faça a inclusão do produto, coloque o mesmo CFOP utilizado na nota, adicione os devidos valores fiscais e coloque a quantidade devolvida no produto:

Em seguida siga para a aba NFe da nota:

Nela haverá 2 coisas importantes para finalizar a montagem, a primeira é mexer na finalidade da nota que está destacado em vermelho, depois é necessário referenciar a nota original, destacado em verde, na referência é necessário adicionar a chave da nota original, para adicionar deve clicar no botão com símbolo de MAIS destacado em amarelo, adicione a chave e clique em OK:

Feito a referência da chave basta clicar no botão Salvar e em seguida Confirmar a nota e transmitir:

[SiEmpresarial/SiOfi] Envio de Boletos via WhatsApp no Processo de Retorno.

A F5 Software vem buscando inovações para nossos clientes, e com esse pensamento lançamos essa nova funcionalidade de envio de boleto de cobrança via WhatsApp que possibilita o envio do PDF dos boletos registrados no banco, e também o envio de agradecimento caso o cliente tenha efetivado a liquidação do boleto.

Lembrando que o WhatsApp é um modulo a parte e pode ser contratado, para demais duvidas a respeito é só entrar em contato com o nosso suporte.

A seguir vem um vídeo no qual mostra o processamento do retorno de cobrança e o envio desse PDF aos clientes.

[SiEmpresarial/SiOfi] Novos Filtros da Tela de Boleto

Com o objetivo de inovar, fizemos uma atualização na tela de gerar boleto com novos filtros.
Se ainda tem duvidas para chegar no processo de geração de boleto, deixamos um link no qual irá mostrar o passo a passo de como usar a tela.
http://suporte.f5sg.com.br/?p=478

Agora a tela conta com o filtro de VENCIMENTO e de CLASSIFICAÇÃO.

Quanto a opção de CLASSIFICAÇÃO também pode classificar seus contas a receber de acordo com a necessidade da sua empresa, fazendo o cadastro em Cadastro Gerais >> Classificação Contas Receber.

[SiEmpresarial] Comparativo de Preços

Para facilitar a comparação de preço entre os fornecedores, o sistema traz a tela Comparativo de Preços. Por ela você poderá selecionar os itens e fazer o comparativo de acordo com as compras já efetuadas.

Vá no menu Compras > Comparativo de Preços
Ao abrir a tela temos 2 grides principais, sendo elas a Inclua os Produtos e a Selecione os Fornecedores.

Inclua os produtos que deseja fazer a comparação de preço
Após selecionar o produto que foi incluído será mostrado na gride de baixo as últimas compras onde você poderá fazer a comparação dos valores pagos entre os fornecedores. Clicando 2 vezes sobre o fornecedor escolhido será preenchido a coluna FORNECEDOR no produto selecionado
Após repetir o processo para todos os produtos, clique em Gerar
Após clicar em Gerar será criado os Pedidos de Venda separadamente por fornecedor que foi definido em cada um dos itens.
Na sequência aparecerá uma caixa de diálogo informando os números dos pedidos de venda que foram criados

Atenção: Caso não tenha selecionado nenhum fornecedor será criado um pedido de compra com o campo Fornecedor em branco e ao abri-lo você definirá o fornecedor manualmente.

[SiEmpresarial] Importar Valores de Tabela

Uma nova funcionalidade foi adicionada no SiEmpresarial que te da a possibilidade de IMPORTAR VALORES DE TABELA de uma empresa ativa para a outra.
Cadastro Gerais >> Empresa >> aba Configurações >> botão PRODUTOS conforme a imagem abaixo

Clicando em Importar VALORES DE TABELA observe que no rodapé da tela tem a opção empresa Origem e Destino, feito a escolha selecione qual os as variações de tabela A, B e C você deseja importar para a empresa Destino e clica em EXECUTAR
Feito isso, todos os valores de tabela da empresa Origem vai copiar para os produtos da empresa Destino.

[SiEmpresarial] Comissão do Vendedor

Nesse post mostraremos como funciona a comissão por venda no sistema.

Sabemos que a comissão nada mais é que um percentual do valor total de uma venda, sendo assim, é necessário que você determine que porcentagem será essa.

Abra o Cadastro de Pessoa do vendedor, vá até a aba Fiscais e clique no botão +Dados Vendedor

Em Comissão temos dois campos: “% Comissão Faturamento” e “% Comissão Recebimento“. Isso será determinado de acordo com a regra de negócio da sua empresa. Defina a porcentagem e preencha o(s) campo(s).

Caso a empresa trabalhe com metas, poderá ser definida clicando no botão +

Defina o Ano, Mês e o Valor da meta e clique em Ok

Em Relatórios > Menu de Relatórios > Vendas > Faturamento por Vendedor você poderá gerar um relatório onde mostrará o valor total de comissão por vendedor filtrando por Período, Faturamento, Recebimento ou Margem. Após definir os filtros escolha a opção do relatório e clique em Ok

Será gerado um relatório sintético mostrando o valor das vendas e a comissão

Para o controle de metas, acesse a tela Gerencial > Controle Vendedores. Selecione o mês e em Vendedores poderá acompanhar as metas verificando pela coluna REALIZADO