Analisando Demonstrativos Financeiros

Através das demonstrações financeiras (DF) é possível medir a capacidade de uma empresa de crescer e gerar lucro a partir de uma situação presente. É através das DFs que montamos um histórico financeiro que procuramos estabelecer uma projeção do fluxo de caixa e assim determinar o valor patrimonial e a liquidez dela. Essas ferramentas são  muito conhecidas entre as grandes empresas porem devem ser analisadas pelas pequenas e médias empresas também.

As Ferramentas de Análise:

  • Balanço Patrimonial: representa a fotografia dos bens e direitos e obrigações da empresa. É representada em três grupos: ativo, passivo e patrimônio líquido.
    • Ativo: são os recursos disponíveis, os investimentos em máquina e bens patrimoniais, dívidas e recursos a receber. São separados em dois grupos: circulante, não circulante.
    • Passivos: são os compromissos que a Cia. tem com terceiros, que podem ser os credores de dívida, impostos devidos, salário dos funcionários, possíveis perdas judiciais, vendas realizadas com a entrega futura do bem ou serviço. Também são separados em dois grupos: circulante, não circulante.
    • Patrimônio Líquido:  é formado pelo grupo de contas que registra o valor contábil pertencente aos acionistas ou quotistas. Entre elas o Capital Social, as reservas legais, e o lucro ou prejuízo acumulado no exercício.
  • Demonstração de Resultados (DRE): representa a formação dinâmica do resultado líquido em determinado período. É através da DRE que apuramos as receitas, os custos e despesas, e por final o lucro líquido do período. Cabe lembrar que a DRE é uma apuração contábil, ou seja, ela não representa a situação de caixa de uma companhia. Por exemplo, se uma venda é realizada a prazo, a venda (receita) é apurada em D+0, mas o ingresso do dinheiro no caixa somente acontecerá em um período futuro.
  • Fluxo de Caixa: é a representação das movimentações financeiras de uma companhia. Através do fluxo de caixa podemos entender as movimentações financeiras da companhia em suas principais atividades: operacionais; de investimento; de financiamento. O fluxo de caixa fornece informações preciosas sobre as origens e destino dos recursos financeiros da companhia. Desta forma analisamos se planejamento financeiro é adequado à realidade do momento, e se há riscos futuros de uma companhia não cumprir com seus deveres, ou seja, se tornar insolvente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *