Dicas importantes ao gerar boleto pelo sistema

Listaremos neste posts algumas boas práticas na hora de gerar o boleto pelo sistema para que, futuramente, transtornos não ocorram para sua empresa.

Gerando boleto


  • Na tela de Gerar Boletos, verifique se as opções estão corretas, tais como Empresa, Banco, Agencia, Conta e Carteira.

 

  • Selecione os títulos a terem boletos gerados e confirme o total em reais e o total de registros. Clique uma vez em cima da linha para selecionar.

 

  • Ao gerar os boletos verifique na tela se os boletos saíram corretamente, como imagens, logotipo e dados.
  • Imprima os boletos ou gere PDF deles e antes de imprimir todos não feche a tela. Em caso de atolamento de papel na impressora por exemplo, é mais fácil imprimir novamente se a tela ainda estiver aberta.

 

Enviando arquivo de remessa


  • Após imprimir os boletos o sistema irá informar aonde o arquivo de remessa será gravado.

 

  • Envie os arquivos de remessa usando o aplicativo do banco diariamente. Não deixe de enviar os arquivos de remessa, pois sem enviar, em caso de problemas será mais difícil a solução.
  • Crie uma pasta aonde você pode colocar os arquivo que já foram enviados ao banco, assim não correrá o risco de tentar enviar o mesmo arquivo mais de uma vez.
  • Faça sempre um comparativo entre os arquivo gerados e os arquivos enviados, para que você não deixe de mandar nenhum arquivo.
  • No aplicativo do banco, ao enviar o arquivo, observe se aparece alguma mensagem de rejeição ou erro.

 

Processando arquivo de retorno


  • Tenha o hábito de baixar o arquivo de retorno e processar ele no sistema diariamente também.
  • Observe no relatório após processamento se ocorreu alguma rejeição de registro (ocorrência 03). Se esta ocorrer deverá ser cancelado o boleto, corrigido o problema, que pode ser CEP, CPF, faltando dados de endereço e em seguida gerar o boleto novamente.
  • Observe também se ocorreram casos de baixa (06) em que o sistema não identificou o contas a receber. Nesse caso a baixa deverá ser feita manualmente.
  • Faça um comparativo entre o total do retorno com o total do seu contas a receber, para saber se o valor estão batendo.
  • Há casos em que o sistema não identifica a ocorrência, nesta situação entre em contato com o seu banco para ver o que pode ter ocorrido.

 

Cancelando boleto


  • Ao cancelar o boleto no sistema, este não será cancelado automaticamente no banco. Assim deverá ser usado o aplicativo do próprio banco ou entrar em contato por telefone para tal cancelamento.
  • Ao cancelar o boleto no sistema o numero de lançamento do contas a receber será trocado como medida de segurança.
  • Quando o cliente pagar diretamente na loja boleto, recomendamos que solicite a baixa do titulo junto ao banco, para que este não fique em carteira, sendo sujeito a debitar mais tarifas ou mesmo ir para cartório.
  • Para usuários do sistema que façam Renegociação é necessário que os boletos sejam também cancelados junto ao banco.

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