Siglas do Ponto de Venda (PDV)

 

PDV pode ser definido de várias formas, mas em se tratando de varejo e principalmente no ERP, PDV é Ponto de Venda – é o local onde são realizadas as vendas ao consumidor final. O PDV é composto por diversos equipamentos, inclusive software.

Conheça outras abreviações:

ECF

Emissor de Cupom Fiscal – é a impressora de cupom fiscal. Normalmente conectada ao computador pela PORTA SERIAL. Os modelos mais novos permitem a conexão através da USB. Foi a solução adotada inicialmente por todos os Estados no Brasil. Atualmente, embora a todos os Estados ainda o aceitem, muitos deles estão migrando para o SAT ou NFC-e.

 

NFC-e

Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica. Similar à NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), a NFC-e é um documento fiscal eletrônico, transmitido pelo estabelecimento comercial para a Secretaria da Fazenda pela internet no ato da compra. Exige uma conexão ativa da internet, sendo que há regras de contingência, no caso de falta de conexão. Essa solução tem sido a preferida por vários Estado brasileiros, que vêm migrando do ECF. O documento fiscal impresso tem características similares ao CF-e.

 

SAT

Sistema Autenticador e Transmissor. O SAT é um equipamento utilizado para emissão do cupom fiscal eletrônico – CF-e – com assinatura digital e envio dos dados para a Secretaria da Fazenda.

Não há necessidade da instalação de um equipamento por caixa, já que ele pode ser compartilhado por vários caixas em uma mesma loja. A transmissão é feita automaticamente pelo equipamento. Em casos de falta de conexão com a internet, o SAT guarda as informações e as transmite tão logo a conexão seja reestabelecida.

 

TEF

Transferência Eletrônica de Fundos – é o sistema gerenciador das transações de cartões em sua loja. Quando o varejista deseja disponibilizar o recebimento de cartões simultaneamente em diversos PDVs, ele utiliza o TEF. Ela concentra a venda em cartões de todos os pontos de venda da loja ou até mesmo de todas as filiais da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *