[SiEmpresarial/SiEventos/SiForm/SiOfi] Processando Arquivo de Retorno de Cobrança

Neste post estaremos mostrando os passos para processar os arquivos de retorno dos bancos.

OBS.: antes de realizar o procedimento de processar os arquivos é necessário que baixe retornos do site do seu banco para o computador, de preferência em um local onde possa armazenar todos os outros futuros retornos.

Na tela principal acesse Financeiro>Contas Receber>Processar Arquivo Retorno Cobrança:

Será aberto a tela abaixo para processar o arquivo, estando aberta a tela coloque a empresa, o respectivo banco, agência, feito isso deve clicar no botão destacado em vermelho para que possa procurar o arquivo de retorno:

Faça a procura do arquivo no local onde salvou do site:

Depois de aberto o caminho e o formato serão preenchidos automaticamente, onde está destacado na imagem, então clique em OK e o retorno será processado:

O processamento dos arquivos podem ser demorados dependendo da quantidade de boletos que foram emitidos, então nunca feche a tela até que tudo seja processado. Após o processo dos arquivos será exibido um pequeno relatório contendo os boletos que foram registrados e os que foram rejeitados.

OBS.: É muito importante entender o número da  OCORRÊNCIA que aparece no relatório de ocorrência, algumas delas ocorrem mais frequentemente do que outras, as principais são:

Ocorrência 02: o boleto foi registrado e está tudo ok;

Ocorrência 03: o registro do boleto foi rejeitado, então é necessário fazer as devidas correções e enviar novamente ao banco;

Ocorrência 06: o boleto já foi pago e sistema deu baixa automaticamente;

Ocorrência onde aparece “Nosso Número Não Encontrado”: o boleto foi registrado e pago mas o sistema não conseguiu identificar o pagamento, nesses casos é é possível fazer a baixa manualmente no sistema e deve verificar o que aconteceu na ocorrência;

 

As demais ocorrências onde os casos são menores de acontecer são:

Ocorrência 04: uma transferência de carteira/entrada;

Ocorrência 05: uma transferência de carteira/baixa;

Ocorrência 09: foi dado baixa no contas a receber;

Ocorrência 11: títulos em carteira;

Ocorrência 12: está em confirmação de recebimento com instrução de abatimento;

Ocorrência 13: está em confirmação de recebimento do cancelamento de abatimento;

Ocorrência 14: está em confirmação de recebimento com instrução de alteração de vencimento;

Ocorrência 15: franco de pagamento;

Ocorrência 17: boleto pago após ser dado baixa ou liquidação de um título não registrado;

Ocorrência 19: uma confirmação de recebimento com instrução de protesto;

Ocorrência 20: uma confirmação de recebimento com instrução de sustação ou cancelamento de protesto;

Ocorrência 23: remessa em cartório;

Ocorrência 24: retirada de cartório e uma manutenção em carteira;

Ocorrência 25: baixa por ter sido protestado;

Ocorrência 26: instrução foi rejeitada;

Ocorrência 27: uma confirmação de um pedido de alteração de dados;

Ocorrência 28: débito de tarifas e custas;

Ocorrência 29: alguma ocorrência direta do sacado;

Ocorrência 30: um pedido de alteração de dados rejeitado;

Ocorrência 44: um boleto pago com cheque devolvido;

Ocorrência 50: um boleto pago com cheque pendente de compensação;

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