Rejeição 778: Informado NCM inexistente

Se está com problema para transmitir uma nota e a rejeição que aparece é sobre o NCM, então neste post vamos mostrar como resolver o problema de NCM em uma nota fiscal própria.

Quando ocorrer a rejeição há dois lugares dentro do sistema que pode consultar o NCM, o primeiro é diretamente no Cadastro de Produtos>Valores Fiscais, confira se o campo do NCM está em branco e preencha, caso esteja preenchido confira se a numeração está correta:

O segundo local onde poderá arrumar é diretamente na nota, caso o NCM esteja em branco ou errado ajuste a numeração, o cadastro do respectivo produto que ajustou o NCM não será alterado, então é importante que altere também no cadastro deste produto para que nas próximas notas não tenha que alterar ou consertar o NCM novamente (esta regra vale para vários tributos e valores fiscais dos produtos e não somente ao NCM).

No nosso exemplo há um produto na nota sem NCM preenchido:

Para preenchê-lo na nota basta clicar duas vezes sobre o produto que será aberto a tela de alteração do produto, logo na parte superior da tela que abrir encontrará o campo NCM:

Após acrescentar ou alterar finalize com o botão OK e então aparecerá na nota e em seguida pode tentar transmitir ela:

 

Importante: caso o NCM esteja preenchido mas continue ocorrendo a rejeição de NCM, recomendamos que entre em contato com seu contador para que possam fornecer as numerações corretas a serem usadas, o NCM também pode ser consultado diretamente na internet pelo site http://www.sefaz.go.gov.br/netaccess/Exportacao/constabpauta.asp

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