Tutorial – NFe de Devolução

Para começar a fazer a NFe clique no botão “NOTA FISCAL” ou no Menu superior “ESTOQUE” > “NOTA FISCAL PROPRIA”.

A seguinte tela será mostrada:

ScreenHunter_02 Jul. 28 16.30

Clique no botão “NOVO”:

ScreenHunter_16 Jul. 29 14.07

 

Selecione um TIPO DE SAÍDA para Devolução/Garantia, os quais seriam “AJUSTE DE ESTOQUE”, “TRANSFERÊNCIA” ou “GARANTIA”:  ScreenHunter_04 Jul. 28 16.37

 

Após escolhido o TIPO DE SAÍDA preencha os campos de DESTINATÁRIO e CFOP (para preenchimento deste campo deverá haver consulta ao fornecedor do produto e/ou CFOP compatível com nota de compra do Produto) e clique no botão “SALVAR”, a NFe devera ficar como mostrado na seguinte tela:

ScreenHunter_21 Jul. 29 14.16

 

Após salva a NFe, entre na aba Produtos e clique no botão “INCLUIR” para adicionar os produtos; como mostrado na seguinte tela:

ScreenHunter_18 Jul. 29 14.09

Clique no botão “Pesquisar” ao lado dos campos de Produto para adicionar um dos produtos que estarão sendo devolvidos, os campos de Base Icms, Aliq. Icms e Aliq. IPI deverão ser preenchidos depois de consulta ao fornecedor.

Ao adicionar os produtos verifique se o cadastro de cada um deles foi feito corretamente de acordo com a nota de compra ou informações passadas pelo fornecedor, para abrir o cadastro do produto de um duplo-clique no produto desejado o qual irá abrir a seguinte tela:

ScreenHunter_19 Jul. 29 14.11

Alguns dados devem ser analisados e alterados antes de confirmar sua NFe;

Para CFOPs X.411 e X.202 deve ser informado a CHAVE DE NOTA DE COMPRA no campo REFERENCIA, tanto quanto informar FINALIDADE = 4 na aba NFe.

 

ScreenHunter_20 Jul. 29 14.12

Após verificado as informações clicar no botão “CONFIRMAR”, selecionar a opção “SIM”, e Transmita a NFe;

Se a SEFAZ proceder sua NFe, a DANFE da mesma aparecerá na tela.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *