Enviando e Recebendo arquivos de Boleto (Remessa/Retorno)

REMESSA

Para enviar e receber arquivos de boletos deve-se seguir uma série de passos para que esta tarefa seja concluída com exito.

Estes passos serão divididos em duas etapas, sendo elas Remessa e Retorno.
Abaixo é possível verificar a sequencia destes passos para o envio de arquivos de Remessa.

Com o sistema aberto vá até “Configurações” localizado ao centro superior da tela e em seguida selecione a opção “Parâmetros do sistema”, assim como mostra a figura abaixo.

Em seguida, com a janela “Configuração parâmetros do sistema” aberta, selecione a aba “Financeiro” para verificar o local em que os arquivos de remessa serão salvos.

O local será mostrado em “Dir. Remessa”.

O arquivo de remessa será gerado pelo sistema assim que um ou mais boletos forem gerados pela tela “Gerar boleto” ilustrado logo abaixo.

Escolhendo um ou mais boletos o próximo passo é só clicar no ícone da impressora e os boletos já aparecerão na tela.
A remessa estará na pasta correspondente com a empresa dessa conta e o código da conta corrente, um atalho para abrir está no rodapé da tela de gerar boleto, representado por uma pastinha amarela.

Se o seu banco for o SICREDI a emissão do boleto não vai gerar a remessa, sendo assim, segue o link da postagem que mostra como gerar boletos por esse banco [SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos]Gerando Boleto Sicredi

Estes arquivos deverão ser enviados para o banco através do ebanking. Em caso de dúvidas sobre a transmissão destes arquivos, entre em contato com o suporte do banco.

Diariamente, o banco gerará um arquivo de “Retorno” na plataforma do ebanking com base nos boletos pagos naquele dia, que serão disponibilizados para download e processamento.

RETORNO

Baixe o(s) arquivo(s) de RETORNO através do ebanking. Os arquivos serão agrupados por dia de movimentação, e deverão ser importador individualmente por dia no sistema.

Para processar o arquivo baixado, abra o menu “Processar Arquivos Retorno”.  Você deverá especificar o banco, a conta, o destino em que o arquivo foi salvo e o formado do arquivo de retorno.

Selecione a “Data Mov” referente a data do arquivo de RETORNO baixado anteriormente.

Após todos os dados preenchidos, clique em OK.

O sistema exibirá um relatório dos BOLETOS baixados e de possíveis inconsistências.

Um comentário em “Enviando e Recebendo arquivos de Boleto (Remessa/Retorno)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *