Como consultar DFe no Sistema?

Consultando DFe no Sistema

A Manifestação de Destino pode ser consultada quando uma nota é emitida contra seu CNPJ.

Como faço para consultar uma DFe?

A tela de consulta de MDe está localizada no menu superior na aba fiscal. (Fiscal > Consulta DFe).

Nesta tela é possível consultar todas as NFs de entrada contra seu CNPJ, podendo filtra-las conforme mostra a imagem abaixo.

Dfe01

Com a lista na tela e clicando com o botão direito do mouse em um dos itens listados, temos acesso a outras opções tais como:

XML

Dfe03

Manifesto
Dfe02Documento de entrada

Dfe04

Através da opção Manifesto podemos criar um dos quatro tipos de eventos. Vale ressaltar que sempre o ultimo manifesto é levado em consideração, sendo permitido apenas um tipo de manifesto para cada NF de entrada. Por exemplo, é possível criar um evento de Confirmação da Operação, no entanto se aquela nota não condiz com a atividade realizada pelo usuário, é possível criar um novo evento utilizando Desconhecimento da Operação.
A criação de um manifesto não é obrigatória a menos que o usuário tenha feito uma ciência da operação, que exige um dos outro três tipos de evento.

Sempre que uma opção de evento for escolhida, uma mensagem de confirmação aparecerá na tela. Após a confirmação será possível baixar o arquivo XML que irá fornecer ao usuário acesso a informações adicionais daquela respectiva NF de Entrada, basta clicar com o direito no tem XML > Download.

Com a lista de NF de entrada aberta, é possível ter acesso a uma tela de consulta detalhada, basta clicar duas vezes em cima do item que deseja e uma tela semelhante a imagem abaixo irá aparecer.

Dfe05

Na parte inferior da tela consta o histórico dos manifestos juntamento as respectivas datas, descrição e retorno.

Para saber mais sobre Manifestos do Destinatário (DFe) acesse o link na referência desta postagem.

Observação
Para saber mais sobre o que são DFe e manifestos acesse o link abaixo:
DFe, manifestos e outros. O que são?

Referência
Eventos de Manifestação do Destinatário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *