Planejamento Anual

Há uma máxima na administração de empresas que diz que não há gestão sem controle. Nesse sentido, é fundamental que as empresas e os empreendedores realizem o seu planejamento anual.

orcamento

Umas das ferramentas indispensáveis para o controle é o orçamento empresarial. Nesse orçamento o empresário irá planejar todos os gastos e as receitas estimadas para o próximo ano.

Um bom orçamento empresarial deve conter todos os gastos, baseado em seu plano de contas: fornecedor, aluguel, salario, água, luz, telefone, internet. Verifique no ano corrente e nos anos passados qual foi o valor realizado com cada uma desses gastos. Ou seja, olhe o seu histórico e faça uma projeção de aumento desses gastos baseado na inflação e orce eles um a um.

Ao final, você terá o valor gastos mensal e anual que a empresa terá. E, baseado nesse total de gastos você poderá estipular uma meta de venda global da empresa. A sua meta de vendas irá dar origem as suas receitas.

As receitas a serem orçadas devem ser suficiente para cobrir todos os gastos orçados e mais a lucratividade liquida que o empresario quer obter. Lembre-se que a receita não necessariamente igual ao valor faturado. O valor faturado é um valor bruto e já a receita deve ser abatido da inadimplência, perdas, e outros abatimentos.

Você deverá usar também o DRE (demonstrativo de resultados) para verificar qual a margem bruta e margem liquida que a empresa tem trabalhado para melhor definir os valores de gastos e os valores de meta para faturamento.

Observe o valor faturado nos períodos anteriores e também observe a inadimplência que ocorreu nesse mesmo período para definir um valor de receita a ser orçada.

A previsão de receitas poderá ser lançada por departamento, como por exemplo: vendas balcão, vendas via internet, oficina, entre outras. Desta forma o empreendedor poderá apurar qual é alinha de atuação da empresa que está gerando maiores receitas.

Assim, como o orçamento pronto, o empresário poderá acompanhar ao longo do ano se a empresa está seguindo o que foi planejado e quando necessário fazer o devido ajuste.

Lembre-se de fazer um orçamento em um cenário possível de ser realizado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *