[SiEmpresarial] Tabela de Conversão

Compro o produto por uma unidade de medida e vendo por outra. Como realizar a conversão no sistema?


Nesse post veremos como funciona a tabela de conversão, uma forma de automatizar o processo de conversão de unidade de medida de um determinado produto ao gerar um documento de entrada.

Lembre-se de verificar na nota de compra a unidade de medida para saber se é necessário fazer o processo de conversão

Vá até Cadastros Gerais > Produtos > Tabela de Conversão

Nessa tela será definido o tipo de operação e o fator.
Vamos usar o seguinte exemplo: Foi comprada uma ou mais caixas fechadas com 10 unidades de um determinado produto em cada, porém a venda será por unidade. Com base nesse exemplo a operação será multiplicação e o fator será 10. Deixaremos a descrição desse tipo de conversão autoexplicativa: MULTIPLICAÇÃO POR 10.

Definindo no cadastro do produto a Conversão de Entrada

Na aba Gerais, no campo Conversão Entrada selecionaremos o tipo de conversão que cadastramos na tela anterior.

Processo de entrada

Nesse exemplo acima, temos 1 unidade com valor de R$ 3,50 que veio na NF-e original de compra. Vamos vincular o item da nota com o produto que deixamos com Conversão de Entrada no sistema.

Repare nos campos Qtdade e Vlr Unitário. Ao gerar o documento de entrada a conversão foi feita automaticamente, de acordo com o que definimos na tabela de conversão

Atenção: Deixe definido o campo Conversão Entrada somente nos cadastros de produtos que sempre serão convertidos e nunca vendidos pela unidade de medida da compra, pois uma vez definido isso no cadastro do produto, automaticamente será aplicada a operação de conversão ao gerar um documento de entrada.

Para casos onde o produto pode assumir as duas possibilidades, será dada a entrada na quantidade original da compra (por exemplo: caixa, balde, toneladas, etc…) e após efetuar a entrada o processo de conversão será diferente, veja como fazer no post Conversão de Produtos

2 comentários em “[SiEmpresarial] Tabela de Conversão

  • 26 de maio de 2021 em 13:33
    Permalink

    O produto que comprei veio em KG na NF, preciso dar entrada em UN nele, porém, o peso nem sempre será exato do produto, existe alguma forma de ter tolerância ou aproximação?

  • 26 de maio de 2021 em 14:07
    Permalink

    boa tarde Caio.
    Neste caso você tem que ter uma métrica pronta para fazer estes cálculos, caso contrário terá que fazer de forma manual as contas, por exemplo: veio 10 barras mas na nota consta 1Kg de barras, terá que contas quantas barras possui e deve fazer a conta para calcular o valor de cada barra para adicionar na entrada, mas se forem inúmeras barras você pode fazer uma estimativa de quantas barras são para poder fazer a conta e calcular o unitário de cada uma.
    Caso tenha dúvidas entre em contato no 3203-4341.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *