Rejeição 90- Não foi possível criar um canal seguro para SSL/TLS
Causa
Ao emitir uma NF-e e o Certificado Eletrônico da Empresa não estiver corretamente configurado no Computador, será retornado o erro “90 – A solicitação foi anulada. Não foi possível criar um canal seguro para SSL/TLS”.
Como Resolver?
Deve-se analisar o Certificado Magnético/Cartão (A3), Arquivo de Certificado Digital (A1) ou Token Digital do computador.
Cartão (A3)
- Remova o cartão e também retire o leitor de cartões do computador, aguarde um tempo e insira-os novamente, pode ser algum problema com a comunicação USB.
OBS: Caso for a primeira vez que esteja utilizando, é necessário instalar os drivers e componentes necessários para o leitor e certificado funcionarem.
Arquivo de Certificado Digital (A1)
- Verifique a conexão com a internet e reinicie seu sistema operacional.
OBS: Ocasionalmente pode acontecer de a Validade do Certificado expirar ou também, por conta de alterações do cadastro da empresa, os dados reais possam divergir dos dados do certificado.
Token Digital
- Os procedimento são similares, removê-lo e inseri-lo novamente na máquina, verifique também se há conexão com a Internet.
Observações
Em todos os casos, feche o sistema e abra-o novamente.
Se nenhuma dessas soluções funcionar, reinicie a máquina que está com o problema.
Se ainda assim persistir, é possível que o servidor da SEFAZ esteja fora do ar.
(Consultar Disponibilidade SEFAZ)
Qualquer dúvida, ligue para o suporte da F5.