[SiEventos] Lista de Cobrança

Obs: Este post se complementa com o post [SiEventos] – Cobrança.
Neste post, iremos mostrar o passo a passo como fazer  lista de cobranças.
Antes de começarmos, é importante que a empresa defina uma estratégia que irá seguir para fazer as cobranças, de uma forma que não gere cobranças aleatórias. Dito isso, a primeira coisa que iremos fazer é criar uma lista de quem iremos cobrar.
Para isso vá até o menu FINANCEIRO> CONTAS A RECEBER> COBRANÇAS> LISTA DE COBRANÇA.
 
A seguinte tela será aberta:
Para criar uma lista, clique em CRIAR.
Nessa tela, o usuário pode pesquisar os usuários que contém contas a pagar atrasados filtrando por: EVENTO, CLASSIFICAÇÃO, TIPO COBRANÇA, CIDADE, ANO, CONTA e ESTADO.
Na imagem abaixo, colocamos um exemplo apenas com DATA DE VENCIMENTO.
 São mostradas informações como: CÓDIGO, EVENTO, ALBÚM, NOME/REPRESANTE, VALOR ATRASO, VENCIMENTO, INTERAÇÃO e USUÁRIO.
 Como teste, criaremos uma lista de cobrança com apenas 5 formandos. Observe que, ao selecionar os 5, é mostrado na parte debaixo da tela, o número de participantes selecionados e o valor somado das dívidas dos 5.
 Agora, clique em INCLUIR SELECIONADOS, que eles irão para a coluna Selecionados.
 Agora, clique em CONTINUAR e a seguinte tela será mostrada:
Nela, pode-se colocar: nome da lista, quem é o supervisor, usuário da lista, inicio de quando será começado a cobrar as pessoas que estão nessa lista e prazo para finalização dela.
Com tudo preenchido, clique em CONFIRMAR.
Uma mensagem mostrando que a lista foi criada será mostrada.
Agora, voltando na tela LISTA DE COBRANÇA e clicando em PESQUISAR, será mostrada a lista com os participantes que acabou de ser criada e clicando nela, mais informações são mostradas na tabela abaixo:
 Para que o usuário comece a lista, vá até FINANCEIRO>CONTAS A RECEBER>COBRANÇAS>PARCELAS.
 A seguinte tela será aberta, então, o usuário deve selecionar a lista que foi criada, no caso desse exemplo, a lista que criamos é a 0188 – LISTA TESTE SUPERVISOR.
 Para começar a cobrança, clique em OK que a tela de cobrança será aberta. O processo de cobrança é o mesmo que é mostrado passo a passo no post [SiEventos] Cobrança, consulte para melhor entendimento.
Importante salientar que, enquanto o usuário não fizer uma interação na cobrança do participante selecionado no momento, ele não poderá mudar para o próximo clicando no botão PRÓXIMO na parte inferior da tela, ao tentar, uma mensagem será exibida.
 Ao realizar a cobrança, clique em PRÓXIMO, que a tela com os próximos participantes a serem cobrados será aberta. Para abrir o próximo, dê dois cliques em cima do nome do mesmo.
Uma observação importante é, caso seja feita uma renegociação na cobrança de um determinado participante, quando a lista for pesquisada novamente na tela de LISTA DE COBRANÇA, pode ser visto que a porcentagem de sucesso da cobrança, será aumentada conforme foi feito renegociações, no campo %SUCESSO.
Essa é a principal função da tela LISTA DE COBRANÇA, porém há outras opções ainda no menu, como IMPRIMIR.
Clicando, serão mostradas as listas que estão na tabela, no caso do exemplo a seguir, usamos o filtro data de criação do dia 01/01/2020 até 21/10/2020, mostrando os dados das listas. Na tela, o usuário pode:  imprimir(clicando com o botão direito), gerar um PDF, abrir a lista em um navegador, enviar via whatsapp ou enviar por e-mail.
 Há a opção também de CANCELAR uma lista, onde, ao selecionar uma lista e clicar, a lista será cancelada.
Quando uma lista é finalizada, pode-se usar o botão FINALIZAR.
 
Em ARQUIVO, será criado um arquivo EXCEL(XLS), com dados como: TELEFONE, DOCUMENTO e NOME, caso queira ser impresso, ou usado a partir do EXCEL.
A mensagem, dirá em que caminho o arquivo gerado foi salvo.
 E por último, o botão CARTA, que ao ser selecionado, mostrará uma tela onde pode-se selecionar PLANOS DE PAGAMENTOS e DESCONTOS para esses planos, que, ao clicar no botão CONFIRMAR E GERAR, serão criadas cartas de cobranças para os formandos da lista em questão, em uma pasta que já será criada e aberta automaticamente, com as cartas  nos formatos HTML e PDF, caso queira enviar para os formandos.
 
Abaixo, como ficará a CARTA DE COBRANÇA em PDF:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *