A tela de cobranças ajuda a empresa a entrar em contato com clientes que possuem boletos em atraso através de: e-mail, SMS, carta de cobrança, etc. Pode-se também, adicionar interações feitas com o cliente, realizar renegociações, exibir relatórios entre outras funções.
Para abri-la no SiEventos, vá até FINANCEIRO>CONTAS A RECEBER>COBRANÇAS>PARCELAS, caso seu sistema seja o SiForm, vá em FINANCEIRO>CONTAS A RECEBER>COBRANÇAS.
Na tela que será aberta, na parte de cima estão os botões das ações que podem ser feitas nessas tela e na parte FILTROS, todos os filtros que pode-se usar para busca.
Escolha buscar por Emissão ou por Vencimento. Para um melhor e mais organizado uso da tela, insira o evento, e o tipo de COBRANÇA que deseja fazer a cobrança e clique em PESQUISAR.
Serão exibidos os resultados conforme foi estipulado nos filtros. Para um exemplo, iremos escolher uma formanda para vermos o que podemos fazer para cobra-la.
Agora, iremos inserir esse formando para afinar mais a busca e para que o sistema nos mostre quantas parcelas o mesmo tem em atraso, para que possamos cobra-lo.
Iremos fazer a cobrança dessas parcelas usando o botão INTERAÇÃO.
Na tela que será aberta, pode-se ver DADOS DO DEVEDOR, como telefone, celular, representante, etc. É possível também colocar o tipo de interação, se foi uma ligação ou algo assim, um SUBTIPO como: cobrança realizada, telefone não atende, etc. e no campo HISTÓRICO, digitar um texto caso queira, com informações que obteve da interação.
Vamos fazer um exemplo de uma interação, com um histórico e o agendamento de um novo contato:
Ao clicar no botão OK, a interação será gravada em TODAS AS PARCELAS EM ATRASO na aba COBRANÇA do CONTAS A RECEBER. Para consultar e ver quando foi feita dê dois cliques em cima de qualquer parcela na tela COBRANÇAS, que o CONTAS A RECEBER em questão será aberto e em seguida clique na aba COBRANÇA, para ver a cobrança que acabou de ser realizada.
OBS: Pode-se também ver as cobranças feitas clicando no botão HISTÓRICO (tanto na tela ADICIONAR INTERAÇÃO DE COBRANÇA tanto no menu na tela COBRANÇAS).
Agora, usaremos o botão E-MAIL, onde podemos contatar o cliente via e-mail.
O modelo recebido no e-mail do cliente é um padrão fornecido pelo sistema, como o exemplo abaixo.
Clicando na seta ao lado do botão E-MAIL, pode-se encontrar as opções: COBRANÇA CUSTOMIZADA e AVISO SERVIÇO PROTEÇÃO DE CRÉDITO. Caso haja interesse em saber mais sobre essas opções, consulte nosso suporte.
O botão CARTA, tem a mesma função que o botão e-mail, porém, é aberta na tela uma imagem igual o e-mail que é enviado ao formando.
Na tela, o usuário pode: imprimir(clicando com o botão direito), gerar um PDF, abrir a carta em um navegador, enviar via whatsapp ou enviar por e-mail.
Clicando em IMPRIMIR, é mostrado em tela uma relação dos contas a receber em aberto com TOTAL PARCELAS, TOTAL MULTA, TOTAL JUROS e TOTAL GERAL, para que possa ser impresso.
Clicando na setinha ao lado, será mostrado a opção DADOS DA VENDA, onde pode-se abrir a venda para ver mais informações caso precise.
Clicando em AGENDA, é aberta a tela de pesquisa de agenda, caso o usuário que esta fazendo a cobrança queira buscar alguma informação relacionado a agenda.
E por ultimo, clicando em CADASTRO, é aberto o cadastro do cliente, caso o usuário que esta fazendo a cobrança do formando, queira mais informações sobre o mesmo.
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