[SiEventos/SiForm] Cobranças

A tela de cobranças ajuda a empresa a entrar em contato com clientes que possuem boletos em atraso através de: e-mail, SMS, carta de cobrança, etc. Pode-se também, adicionar interações feitas com o cliente, realizar renegociações, exibir relatórios entre outras funções.
Para abri-la no SiEventos, vá até FINANCEIRO>CONTAS A RECEBER>COBRANÇAS>PARCELAS, caso seu sistema seja o SiForm, vá em FINANCEIRO>CONTAS A RECEBER>COBRANÇAS.

Na tela que será aberta, na parte de cima estão os botões das ações que podem ser feitas nessas tela e na parte FILTROS, todos os filtros que pode-se usar para busca.

Escolha buscar por Emissão ou por Vencimento. Para um melhor e mais organizado uso da tela, insira o evento, e o tipo de COBRANÇA que deseja fazer a cobrança e clique em PESQUISAR.

Serão exibidos os resultados conforme foi estipulado nos filtros. Para um exemplo, iremos escolher uma formanda para vermos o que podemos fazer para cobra-la.

Agora, iremos inserir esse formando para afinar mais a busca e para que o sistema nos mostre quantas parcelas o mesmo tem em atraso, para que possamos cobra-lo.

Iremos fazer a cobrança dessas parcelas usando o botão INTERAÇÃO.

Na tela que será aberta, pode-se ver DADOS DO DEVEDOR, como telefone, celular, representante, etc. É possível também colocar o tipo de interação, se foi uma ligação ou algo assim, um SUBTIPO como: cobrança realizada, telefone não atende, etc. e no campo HISTÓRICO, digitar um texto caso queira, com informações que obteve da interação.

Vamos fazer um exemplo de uma interação, com um histórico e o agendamento de um novo contato:

Ao clicar no botão OK, a interação será gravada em TODAS AS PARCELAS EM ATRASO na aba COBRANÇA do CONTAS A RECEBER. Para consultar e ver quando foi feita dê dois cliques em cima de qualquer parcela na tela COBRANÇAS, que o CONTAS A RECEBER em questão será aberto e em seguida clique na aba COBRANÇA, para ver a cobrança que acabou de ser realizada.

OBS: Pode-se também ver as cobranças feitas clicando no botão HISTÓRICO (tanto na tela ADICIONAR INTERAÇÃO DE COBRANÇA tanto no menu na tela COBRANÇAS).

Agora, usaremos o botão E-MAIL, onde podemos contatar o cliente via e-mail.

O modelo recebido no e-mail do cliente é um padrão fornecido pelo sistema, como o exemplo abaixo.

Clicando na seta ao lado do botão E-MAIL, pode-se encontrar as opções: COBRANÇA CUSTOMIZADA e AVISO SERVIÇO PROTEÇÃO DE CRÉDITO. Caso haja interesse em saber mais sobre essas opções, consulte nosso suporte.

O botão CARTA, tem a mesma função que o botão e-mail, porém, é aberta na tela uma imagem igual o e-mail que é enviado ao formando.

Na tela, o usuário pode:  imprimir(clicando com o botão direito), gerar um PDF, abrir a carta em um navegador, enviar via whatsapp ou enviar por e-mail.

E também, clicando na seta ao lado do botão CARTA, pode-se encontrar a opção: CARTA CUSTOMIZADA. Caso haja interesse  saber mais sobre essa opção, consulte nosso suporte.
Agora, usaremos o botão WHATSAPP/SMS (Para saber mais como utilizar envio de mensagens via whatsapp pelo nosso sistema, confira o vídeo -> https://www.youtube.com/watch?v=8Dd7nLkpmF4) onde podemos enviar uma mensagem via whatsapp ou por SMS para o cliente, direto do sistema.
 Ao clicar no botão, a seguinte opção será aberta:
 Ao selecionar SMS, a seguinte tela será aberta:
Nela, podemos digitar uma mensagem manualmente, mas caso queira que a mensagem seja salva como padrão para futuros envios, clique no botão ✅. *É possível permitir que o destinatário responda a mensagem ou não.*
Clique em CONTINUAR e a seguinte tela mostrará os números de telefone que constam no cadastro desse formando.
Selecione os números para qual deseja enviar a mensagem e clique em ✅.
 

Clicando em IMPRIMIR, é mostrado em tela uma relação dos contas  a receber em aberto  com TOTAL PARCELAS, TOTAL MULTA, TOTAL JUROS e TOTAL GERAL, para que possa ser impresso.

 
 Ao clicar no botão RELATÓRIO, o sistema abrirá a tela RELATÓRIOS DE CONTAS A RECEBER/RECEBIDAS, caso o usuário queira consulta algum relatório, usando os filtros dessa tela.
 
 Ao clicar em HISTÓRICO, será aberta a tela RELATÓRIO DE COBRANÇAS EFETUADAS, caso o usuário queira checar algo usando os filtros da tela. Clicando na setinha ao lado, pode ser visto as opções HISTÓRICO DESSE PARTICIPANTE (RELATÓRIO) e RELATÓRIO DESSE PARTICIPANTE(TELA).
Clicando em RENEGOCIAR, uma tela mostrando todas as parcelas do participante será aberta caso o usuário que esta realizando a cobrança queira fazer uma renegociação para esse formando.
 
Clicando em FORMULÁRIO, será mostrado um formulário em tela, caso o usuário queira imprimir e usar para fazer a cobrança.
 
 Clicando em INFO, uma tela será aberta mostrando dados da venda como: VENDA, CONFIRMADA, PRODUÇÃO, FINALIZAÇÃO e ENTREGA.
 

 Clicando na setinha ao lado, será mostrado a opção DADOS DA VENDA, onde pode-se abrir a venda para ver mais informações caso precise.

Clicando em AGENDA, é aberta a tela de pesquisa de agenda, caso o usuário que esta fazendo a cobrança queira buscar alguma informação relacionado a agenda.

E por ultimo, clicando em CADASTRO, é aberto o cadastro do cliente, caso o usuário que esta fazendo a cobrança do formando, queira mais informações sobre o mesmo.

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