Markup x Margem Bruta

Quando iremos formar o nosso preço de venda, é muito comum enganos e confusões acerca dos métodos de cálculo.

Existem duas metodologias distintas: Markup e Margem Bruta (ou margem de contribuição)

A principal diferença entre esse dois métodos de cálculo reside no fato de que:
– o markup é multiplicado pelo custo, e
– a margem bruta é uma parcela do preço

Em síntese:

– Mark-up é o percentual que é colocado sobre o custo da mercadoria para se chegar ao preço de venda.

– Margem bruta ou margem de contribuição, por sua vez, é o lucro efetivo que se tem com a venda de um produto a partir de um determinado preço de venda.

No sistemas da F5, observe que para se definir o preço de venda, utilizamos o método markup no cadastro do produto.

Já no DRE, a margem que é informada é referente a margem bruta ou margem de contribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *