Neste post mostraremos como é feita uma Nota Fiscal de Devolução pelo Sistema.
Nota-se que esse processo é feito de acordo com o Documento de Entrada, ou seja, será uma devolução para um determinado fornecedor. Caso necessite gerar uma Nota de Devolução para um cliente, dê uma olhada no nosso outro post sobre Recusa.
1 – Para começarmos vá ao menu Fiscal>Nota Fiscal de Devolução, se você usa o SiEmpresarial.
Já se usa o SiOfi é só ir em Estoque > Devolução Compra/Entrada
2 – A tela de Nota Fiscal de Devolução será aberta. Coloque os filtros corretamente para que você possa encontrar a nota que deseja. Clique em Pesquisar.
3 – Caso os filtros estejam corretos, seus Documentos de Entrada irão aparecer. Clique duas vezes em cima do documento desejado. Com isso irão aparecer os produtos que tiveram entrada a partir desse documento.
4 – Por padrão, a quantidade a ser devolvida de cada produto estará zerada. Para indicar essa quantidade, clique duas vezes dentro do campo Qtde. Devolução. Indique a quantidade a ser devolvida e pressione a tecla ENTER. Faça isso para todos os produtos que irá devolver.
5 – Antes de finalizar verifique a marcação da caixa “Destacar valor do ‘IPI’ no campo ‘Outras Despesas'”. Caso sua empresa seja Simples Nacional, desmarque esta caixinha. Porém, se sua empresa for de Regime Tributário: Normal ou Lucro Real, deixe a caixa marcada.
6 – Para finalizar, clique em ‘Gerar NF’. Em seguida, clique em Sim para confirmar a emissão da nota.
7 – Fique atento a mensagem de aviso. Clique em Sim caso queira abrir a nota gerada.
8 – NF-e gerada. Confira todos os valores e observações antes de transmitir.