Listaremos neste posts algumas boas práticas na hora de gerar o boleto pelo sistema para que, futuramente, transtornos não ocorram para sua empresa.
Gerando boleto
- Na tela de Gerar Boletos, verifique se as opções estão corretas, tais como Empresa, Banco, Agencia, Conta e Carteira.
- Selecione os títulos a terem boletos gerados e confirme o total em reais e o total de registros. Clique uma vez em cima da linha para selecionar.
- Ao gerar os boletos verifique na tela se os boletos saíram corretamente, como imagens, logotipo e dados.
- Imprima os boletos ou gere PDF deles e antes de imprimir todos não feche a tela. Em caso de atolamento de papel na impressora por exemplo, é mais fácil imprimir novamente se a tela ainda estiver aberta.
Enviando arquivo de remessa
- Após imprimir os boletos o sistema irá informar aonde o arquivo de remessa será gravado.
- Envie os arquivos de remessa usando o aplicativo do banco diariamente. Não deixe de enviar os arquivos de remessa, pois sem enviar, em caso de problemas será mais difícil a solução.
- Crie uma pasta aonde você pode colocar os arquivo que já foram enviados ao banco, assim não correrá o risco de tentar enviar o mesmo arquivo mais de uma vez.
- Faça sempre um comparativo entre os arquivo gerados e os arquivos enviados, para que você não deixe de mandar nenhum arquivo.
- No aplicativo do banco, ao enviar o arquivo, observe se aparece alguma mensagem de rejeição ou erro.
Processando arquivo de retorno
- Tenha o hábito de baixar o arquivo de retorno e processar ele no sistema diariamente também.
- Observe no relatório após processamento se ocorreu alguma rejeição de registro (ocorrência 03). Se esta ocorrer deverá ser cancelado o boleto, corrigido o problema, que pode ser CEP, CPF, faltando dados de endereço e em seguida gerar o boleto novamente.
- Observe também se ocorreram casos de baixa (06) em que o sistema não identificou o contas a receber. Nesse caso a baixa deverá ser feita manualmente.
- Faça um comparativo entre o total do retorno com o total do seu contas a receber, para saber se o valor estão batendo.
- Há casos em que o sistema não identifica a ocorrência, nesta situação entre em contato com o seu banco para ver o que pode ter ocorrido.
Cancelando boleto
- Ao cancelar o boleto no sistema, este não será cancelado automaticamente no banco. Assim deverá ser usado o aplicativo do próprio banco ou entrar em contato por telefone para tal cancelamento.
- Ao cancelar o boleto no sistema o numero de lançamento do contas a receber será trocado como medida de segurança.
- Quando o cliente pagar diretamente na loja boleto, recomendamos que solicite a baixa do titulo junto ao banco, para que este não fique em carteira, sendo sujeito a debitar mais tarifas ou mesmo ir para cartório.
- Para usuários do sistema que façam Renegociação é necessário que os boletos sejam também cancelados junto ao banco.