Uma fraude vem prejudicando empresas em todo o Brasil. Quadrilhas de fraudadores têm acesso a notas fiscais (XML) e emitem boletos de cobranças que encaminham o valor pago a contas bancárias dos criminosos. O “golpe dos boletos clonados” está cada vez mais comum.
O golpe consiste quando o criminoso consegue de alguma maneira o XML e/ou DANFE, e a partir destes documentos elabora um novo boleto com os dados da conta do beneficiário adulterada. O acesso ao XML, pelo fraudador pode ser feito pela conta de e-mail do destinatário ou até mesmo ser baixado pelo próprio site da Sefaz, uma vez que o XMLe a nota fiscal são documentos públicos.
Vale ressaltar que não há nenhum problema quanto ao nosso ERP ou banco de dados do software (SiEmpresarial/SiOfi/SiForm) . Essas questões ja foram verificadas e auditadas.
Para diminuir a chance deste tipo de problema, recomendamos aos procedimentos:
- Mantenha seu antivírus atualizado e de preferencia utilize os mais eficazes. Geralmente os gratuitos não são tão bons quanto os pagos;
- Cuide da sua infraestrutura: rede, servidores, etc;
- Utilize sistemas de Firewall;
- Passe essas recomendações de segurança para os seus clientes, pois o problema pode estar no computador do seu cliente.
- Comunique aos seus clientes quais sãos os bancos que você emite boleto;
- Informe aos seus clientes quem é a pessoa responsável pelo seu financeiro e quem envia os boletos;
- Peça para seus clientes sempre verificarem no momento do pagamento do boleto, qual é o nome que aparece. Todos os boletos registrados tem essa disponibilidade.
- Você pode colocar essas mensagens de alerta nos dados adicionais da sua nota.
- Você também pode colocar essa mensagem de alerta no corpo do e-mail do envio do XML. Nos parâmetros do sistema tem essa função.
Abaixo temos um exemplo de como você pode fazer essa mensagem:
“AVISO IMPORTANTE: Cuidado com os boletos falsos! Considerar apenas os boletos enviados pela nossa equipe através dos emails: xxxx@email.com.br. Em caso de duvidas, entrar em contato com nosso departamento financeiro”