NFCe x SAT

A partir de 01/01/2016 não será mais permitido o uso de talão para emissão de nota fiscal ao consumidor e também não será mais habilitado o uso do cupom fiscal tradicional para novas empresas.

Assim, o NFCe irá substituir a emissão de notas fiscais para o consumidor final, e, no estado de São Paulo é obrigatório o uso em conjunto com o SAT.

Explicando de uma forma bem simples, o SAT Fiscal é um dispositivo que gera o Cupom Fiscal Eletrônico. Esse equipamento irá fazer a ponte entre o computador e a impressora NÃO FISCAL. Então, o SAT-FISCAL ficará entre o computador e a impressora Não Fiscal, conectados via porta USB.

Basicamente, quando você for concluir uma venda o SAT Fiscal irá fazer a conexão com a Secretaria da Fazenda, solicitando a validação dos dados do cupom fiscal, a Secretaria devolve com a validação e o cupom é impresso. O processo é semelhante ao da Nota Fiscal Eletrônica utilizado atualmente.

Para as empresas que já emitem a NFe (DANFE) não é obrigatório o uso da NFCe/SAT. O uso do NFCe/SAT é indicado para empresas que precisam registrar vendas fiscais sem a necessidade de informar o CPF ou CNPJ do consumidor.

As empresas que optarem por usar o NFCe/SAT devem adquirir o equipamento e entrar em contato conosco para realizar a devida homologação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *