Neste post estaremos mostrando os passos para processar os arquivos de retorno dos bancos.
OBS.: antes de realizar o procedimento de processar os arquivos é necessário que baixe retornos do site do seu banco para o computador, de preferência em um local onde possa armazenar todos os outros futuros retornos.
Na tela principal acesse Financeiro>Contas Receber>Processar Arquivo Retorno Cobrança:
Será aberto a tela abaixo para processar o arquivo, estando aberta a tela coloque a empresa, o respectivo banco, agência, feito isso deve clicar no botão destacado em vermelho para que possa procurar o arquivo de retorno:
Faça a procura do arquivo no local onde salvou do site:
Depois de aberto o caminho e o formato serão preenchidos automaticamente, onde está destacado na imagem, então clique em OK e o retorno será processado:
O processamento dos arquivos podem ser demorados dependendo da quantidade de boletos que foram emitidos, então nunca feche a tela até que tudo seja processado. Após o processo dos arquivos será exibido um pequeno relatório contendo os boletos que foram registrados e os que foram rejeitados.
OBS.: É muito importante entender o número da OCORRÊNCIA que aparece no relatório de ocorrência, algumas delas ocorrem mais frequentemente do que outras, as principais são:
Ocorrência 02: o boleto foi registrado e está tudo ok;
Ocorrência 03: o registro do boleto foi rejeitado, então é necessário fazer as devidas correções e enviar novamente ao banco;
Ocorrência 06: o boleto já foi pago e sistema deu baixa automaticamente;
Ocorrência onde aparece “Nosso Número Não Encontrado”: o boleto foi registrado e pago mas o sistema não conseguiu identificar o pagamento, nesses casos é é possível fazer a baixa manualmente no sistema e deve verificar o que aconteceu na ocorrência;
As demais ocorrências onde os casos são menores de acontecer são:
Ocorrência 04: uma transferência de carteira/entrada;
Ocorrência 05: uma transferência de carteira/baixa;
Ocorrência 09: foi dado baixa no contas a receber;
Ocorrência 11: títulos em carteira;
Ocorrência 12: está em confirmação de recebimento com instrução de abatimento;
Ocorrência 13: está em confirmação de recebimento do cancelamento de abatimento;
Ocorrência 14: está em confirmação de recebimento com instrução de alteração de vencimento;
Ocorrência 15: franco de pagamento;
Ocorrência 17: boleto pago após ser dado baixa ou liquidação de um título não registrado;
Ocorrência 19: uma confirmação de recebimento com instrução de protesto;
Ocorrência 20: uma confirmação de recebimento com instrução de sustação ou cancelamento de protesto;
Ocorrência 23: remessa em cartório;
Ocorrência 24: retirada de cartório e uma manutenção em carteira;
Ocorrência 25: baixa por ter sido protestado;
Ocorrência 26: instrução foi rejeitada;
Ocorrência 27: uma confirmação de um pedido de alteração de dados;
Ocorrência 28: débito de tarifas e custas;
Ocorrência 29: alguma ocorrência direta do sacado;
Ocorrência 30: um pedido de alteração de dados rejeitado;
Ocorrência 44: um boleto pago com cheque devolvido;
Ocorrência 50: um boleto pago com cheque pendente de compensação;
Pingback: [SiEmpresarial/SiEventos/SiForm/SiOfi] Conferindo Boletos Registrados – Software de Gestão
Pingback: [Formação SiEventos] – Software de Gestão
Pingback: [SiEmpresarial/SiOfi/SiEventos]Gerando Boleto Sicredi – Software de Gestão